16 dezembro 2019

Paróquia de Carapeços transformada em “Aldeia Presépio"

Fotografia Paróquia de Santiago de Carapeços

DACS com Tiago Neiva/Pe. Sampaio Viana

O pároco e toda a comunidade percorreram ontem os 21 presépios, sendo cada um deles benzido. A inauguração terminou com cantares de Natal na igreja paroquial pelo novo grupo coral da catequese, “Os Sementinhas”.

Realizou-se ontem, dia 15 de Dezembro, na paróquia de Carapeços, em Barcelos, a inauguração e bênção da segunda edição da “Aldeia Presépio”. A paróquia conta assim com 21 presépios espalhados por toda a freguesia, depois dos cinco de 2018.

Este projecto teve início no passado ano, por iniciativa do pároco Vítor Nogueira, que lançou o desafio à comunidade com intuito de dar um sentido mais profundo à época natalícia, fomentando o trabalho conjunto e o convívio fraterno entre os paroquianos.

A segunda edição desta iniciativa comunitária tem também a novidade de lembrar a questão actual e urgente das alterações climáticas, pois todos os presépios tiveram como tema base a ecologia.

As representações da família de Nazaré foram construídas por vários grupos de paroquianos de Carapeços que, com entre-ajuda e ideias criativas, abrilhantaram as ruas da sua freguesia com o verdadeiro Natal.