18 setembro 2020

Nota de pesar pelo falecimento de D. Anacleto Oliveira

Fotografia Diário do Minho

Neste momento de profunda dor somos chamados a iluminar com a esperança da ressurreição o que o nosso coração resiste em aceitar.

Foi com grande surpresa e consternação que recebi, esta tarde, a notícia do falecimento de D. Anacleto Oliveira.

Recordo com emoção as várias conversas que, ao longo dos tempos, fizeram crescer a nossa amizade e os diversos projectos que nos uniram enquanto bispos titulares de dioceses irmãs. De modo particular, consola-me saber que D. Anacleto Oliveira pôde ver realizado o seu sonho da tão desejada canonização de S. Bartolomeu dos Mártires.

Convido o nosso presbitério e os fiéis da nossa Arquidiocese a unirem-se em oração por D. Anacleto, os seus familiares e a diocese de Viana do Castelo.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

2020.09.18