5 julho 2021

Duas formações para catequistas marcam mês de Julho

dacs

Departamento Arquidiocesano para a Formação e Ministérios Laicais organiza duas formações, a 17 e 24 de Julho.

O Departamento Arquidiocesano para a Formação e Ministérios Laicais está a organizar duas formações, que vão ter lugar nos dias 17 e 24 de Julho e que se destinam sobretudo a catequistas – mas estão abertas a qualquer agente de pastoral.

No dia 17 de Julho, sábado, das 9h30 às 16h30, terá lugar o Curso de Sensibilização no Centro Cultural e Pastoral da Arquidiocese de Braga. Este curso é destinado sobretudo a catequistas em início de actividade ou sem formação e, para poderem tomar parte neste curso e obterem certificado de participação, devem proceder ao preenchimento da ficha de inscrição – descarregável no fim do artigo.

Esta formação tem número limite de inscrições, ficando a inscrição sujeita à confirmação do Departamento. Caso o número limite seja ultrapassado, poderá ter lugar uma segunda edição no dia 18 de Julho, domingo, no mesmo horário. O almoço, em todos os casos, fica ao critério de cada formando.

No dia 24 de Julho, sábado, das 14h30 às 18h, no Espaço Vita, terá lugar a formação “Catequese: do Acto à Acção – Acolhendo as interpelações do Directório para a Catequese”. A intenção é responder a algumas necessidades de formação e informação, sobretudo de catequistas, acerca do novo Directório para a Catequese que o Vaticano apresentou em Junho de 2020, o terceiro documento do género em 50 anos.

Depois do acolhimento e oração inicial, o cónego Luís Figueiredo Rodrigues irá apresentar uma evolução histórica do Directório para a Catequese. Após um intervalo, segue-se “(Re)descobrir a identidade da Catequese”, pelo Pe. Tiago Varanda, seguido de mais um intervalor e de uma explicação do cónego Luís Figueiredo sobre a “Catequese nos diversos cenários culturais”.

A inscrição nesta formação – também com número de participantes limitado – deve ser feita através do formulário disponibilizado para o efeito pelo Departamento.

Download de Ficheiros

Ficha de Inscrição – Curso de Sensibilização