12 julho 2021

Papa Francisco sublinha importância dos sistemas de saúde

Fotografia Lusa/EPA

DACS com RR

O Papa desafiou a Igreja Católica a manter as suas instituições de saúde, resistindo à tentação de vender quando surgem dificuldades económicas.

O Papa sublinhou ontem a importância dos sistemas de saúde para a sociedade e o bem-estar de todos. Na recitação do ângelus a partir do Hospital Agostino Gemelli, em Roma, Francisco também agradeceu aos profissionais que o acompanham desde a operação no primeiro domingo de Julho.

O pontífice explicou que experimentou, no internamento, “a importância de um bom serviço de saúde, acessível a todos”, “gratuito” e que garanta um bom serviço”, e alertou que “este precioso bem não deve ser perdido”.

Depois de uma semana sem aparições públicas, Francisco foi à janela do seu quarto pedir o “contributo de todos” e um compromisso comum para manter o “bem precioso” dos serviços públicos de saúde.

Francisco falou de pé na varanda do 10.º andar do Hospital e agradeceu a proximidade e o apoio das orações” dos que o esperavam, e deixou palavras de “apreço e incentivo aos médicos e a todos os profissionais de saúde e funcionários”, que “trabalham tanto”.

O Papa pediu para rezar por todos os doentes, especialmente pelos que se encontram em condições mais difíceis”, para que ninguém fique só e todos possam receber a unção da escuta, da proximidade e do cuidado”.