22 novembro 2010

VIGÍLIA DE ORAÇÃO PELA VIDA NASCENTE

A pedido do Santo Padre Bento XVI, e em união com toda a Igreja Universal, realizar-se-á, no próximo dia 27 de Novembro, às 17h30, uma Vigília de Oração pela Vida, na Sé Catedral. Na Vigília estará integrada a celebração da Eucaristia com as Vésperas do I Domingo do Advento.

O testemunho credível da Igreja no mundo contemporâneo passa pela sua presença onde a vida é precária e débil. Fazer da vida de cada pessoa um lugar de Beleza implica-nos, crentes e não crentes, na busca de uma vida autenticamente humana e na denúncia dos atropelos à dignidade da pessoa.

Em virtude da nossa adesão aos valores do Evangelho, cumpre-nos a nós cristãos, rezar e agir em conformidade com o mandamento do amor de Cristo, no diálogo aberto e actuante, na esperança e na fraternidade para com todos. Cheio do Espírito e da alegria pascal, cabe-nos anunciar que a presença de Deus no mundo e no rosto de cada irmão faz do Homem um ser com sentido, aberto à transcendência e à novidade do Outro.

À luz de Cristo Bom e Belo Pastor, que no encontro pessoal com cada pessoa faz ressurgir livremente uma nova luz nos corações, exorto toda a diocese, movimentos e Institutos apostólicos, Seminários, ordens e congregações religiosas, leigos e sacerdotes, a marcar presença nesta Vigília de Oração pela Vida, assim como a organizarem celebrações de oração nas respectivas comunidades. Tenho a feliz esperança de gerarmos uma intensa corrente de oração capaz de dissipar as sombras da morte. A beleza da oração gera comunhão e confiança para agirmos segundo as bem-aventuranças em prol da verdadeira felicidade humana.

Em coincidência com as Primeiras Vésperas do I Domingo do Advento e na preparação para o Nascimento de Jesus Cristo, façamos desta Vigília um momento de acção de graças pelo dom da vida e de invocação da protecção da força do Altíssimo junto daqueles que são silenciados e desumanamente maltratados.

Que Maria, Senhora do Advento e Mãe do Senhor da vida, a todos nos congregue na oração e na intercessão a Deus Pai, que a todos concede uma vida abundante e cheia de graça.

Braga, 18 de Novembro 2010

Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz