Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 15 Set 2022
Cáritas promove semana de formação
IV Semana de Formação Cáritas decorre em Leiria entre os dias 20 e 23 de Setembro
  © Cáritas

Decorre entre os dias 20 e 23 de Setembro, no Seminário Diocesano de Leiria, a IV Semana de Formação Cáritas. O programa da actividade vai de encontro aos diferentes níveis de intervenção na família Cáritas: nacional, diocesano e paroquial.

Em comunicado, a organização refere que estarão presentes “participantes de 16 Cáritas Diocesanas” o que se traduz em mais de uma centena de pessoas. Os trabalhos serão acompanhados por D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

A nota refere que “esta Semana de Formação é parte integrante do Plano Estratégico da Cáritas em Portugal e foi pensada para dar resposta às necessidades que se sentem quer ao nível do conhecimento geral sobre a Cáritas nacional, mas também na sua dimensão europeia e internacional”. Acrescenta ainda que esta formação “pretende proporcionar uma reflexão conjunta, debate e partilha de boas práticas a partir de realidades distintas”.

A Cáritas reconhece que, perante “as muitas mudanças sociais, económicas e políticas”, há necessidade de “responder a novas realidades e problemáticas que são comuns ao nível da rede nacional”. Assim, a Cáritas acredita que a IV Semana de Formação Cáritas é “uma oportunidade de encontrar caminhos comuns e metodologias de trabalho que possam promover a rentabilização de recursos e de sinergias procurando a melhoria contínua do serviço de acção social da Igreja Católica em Portugal”.

A missão desenvolvida pela Cáritas em Portugal conta com mais de 1.500 colaboradores nas 20 Cáritas Diocesanas, num total de cerca de 5.000 voluntários.

O programa completo pode ser consultado em https://caritas.pt/semanadeformacaocaritas/

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva