Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Onde há amor, aí habita Deus"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Arciprestado de Famalicão | 2 Nov 2022
Exposição “Fé de Barro” mostra padroeiros de Famalicão
São 55 esculturas em barro expostas no Museu de Arte Sacra – Capela da Lapa, em Vila Nova de Famalicão, que estarão acessíveis ao público até o dia 30 de junho de 2023.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Arciprestado de Famalicão

Os padroeiros e padroeiras das paróquias que compõem o arciprestado de Vila Nova de Famalicão estão representados na exposição “Fé de Barro”, inaugurada no dia 31 de outubro e que pode ser visitada no Museu de Arte Sacra – Capela da Lapa, em Vila Nova de Famalicão. 

A exposição resulta de uma parceria entre arciprestado de Vila Nova de Famalicão, a Fundação Castro Alves e o município de Famalicão. São 55 esculturas em barro que estarão acessíveis ao público até o dia 30 de junho de 2023.

Estiveram presentes à inauguração o arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, o arcipreste de Vila Nova de Famalicão, padre Francisco Carreira, o presidente da Câmara, Mário Passos e o presidente da Fundação Castro Alves, Bruno Silva, juntamente com membros do clero, comunidades paroquiais, as artesãs das esculturas, colaboradores da Fundação e da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão.

O arcebispo de Braga, ao recordar o Dia de Todos os Santos (1º de novembro), disse que, em certo sentido, já estava “a ser antecipado com a evocação da santidade dos padroeiros do Arciprestado”, lembrando, a partir das imagens, “a alegria que o caminho da santidade oferece a cada um de nós”.

O arcipreste de Vila Nova de Famalicão destacou “a unidade entre o culto e a cultura, logo, a comunhão entre a fé e a arte, sem nunca se excluírem” e como é “importante dar continuidade a uma cultura que cultiva, cuida e faz crescer o património da fé, que os padroeiros tornam presente”. 

Para Mário Passos, os padroeiros e padroeiras do Arciprestado são “elementos agregadores do território famalicense” e citou Famalicão “como lugar de criatividade e inovação ao apresentar uma exposição única pela sua dimensão e características”.

O presidente da Fundação Castro Alves ressaltou “a importância do trabalho realizado pelas artesãs da Fundação, o qual confirma a continuidade do legado recebido desde a origem da Fundação, quer nas características do barro, quer na sua forma de o moldar”.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190