Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Seminário Conciliar | 18 Nov 2022
Acompanhar os tempos atuais e focar na formação integral - desafios dos seminários
Congresso Internacional sobre a problemática dos Seminários Católicos tem como tema “Erguendo os olhos e vendo” e assinala os 450 anos da criação do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo.
  © Seminário Conciliar

O segundo dia do Congresso Internacional sobre a Problemática dos Seminários Católicos começou com a abordagem do tema “Continuar a formar num modelo ministerial esgotado?”, pela teóloga Cristina Inogés Sanz, integrante da Comissão Metodológica da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

“Os sacerdotes de hoje devem ser sacerdotes do século XXI”, disse Cristina ao alertar sobre o perigo de “os sacerdotes viverem como sacerdotes do passado”.

Na sequência, apelou à vivência de emoções e sentimentos como algo natural na vida de um padre, ressaltando que, “entre muitos padres, existe uma analfabetização de emoções e sentimentos”, sendo necessário que os padres “aprendam a identificar e a nomear o que vai dentro deles”.

O professor Manuel Pinto (Universidade do Minho / Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade) apresentou os fatores que levaram à mudança de paradigma presbiteral. “crescimento de desigualdades no mundo, precariedade juvenil, vulnerabilidade dos riscos coletivos, crise climática, metamorfoses de valores educativos, entre outros”, destacou ao abordar o tema. Ele sugeriu que os padres soubessem ler “os sinais do tempo, acentuassem no seu modo de viver a dinâmica do caminho, numa fidelidade criativa, passando da separação à congregação, da uniformidade à pluralidade e da imposição à escolha livre”. Por fim, apelou a uma sinodalíssima reforma dos seminários.

Na última intervenção do dia, Hervé Legrand (Instituto Católico de Paris / Vice-Presidente da Academia Internacional de Estudos Religiosos), firmou sua reflexão numa eclesiologia ministerial, apelando a uma descentralização do presbítero para uma corporização de todos os membros eclesiais. O tema abordado foi “Numa Igreja [mais ativamente??] povo de Deus, como repensar a formação nos seminários?”.

Finalizou ao deixar a proposição para se “desvincular a imagem do padre visto no singular, para o conceber no plural, num presbitério”.

O congresso tem como tema “Erguendo os olhos e vendo” e assinala os 450 anos da criação do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo. O evento decorre até o dia 19 de novembro no auditório do Espaço Vita, em Braga.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social