Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Conferência Vicentina do Seminário Conciliar | 22 Dez 2022
Solidariedade marca preparação para o Natal no Seminário
A Conferência Vicentina do Seminário Conciliar promoveu a distribuição de cabazes alimentares para famílias carenciadas das dioceses de Braga e de Viana do Castelo.
  © Conferência Vicentina do Seminário Conciliar

Esta iniciativa envolve toda a comunidade do seminário que, em coordenação com os seus párocos, identifica as famílias e faz a distribuição dos cabazes alimentares, adquiridos pela Conferência.

“Foram ajudadas 57 famílias, graças à resposta generosa, em donativos, que o clero das dioceses de Braga e Viana do Castelo deu ao apelo feito pela Conferência”, ressalta Carlos Furtado, presidente da Conferência .

Durante o período do Advento, a comunidade do Seminário, a pedido do grupo e equipa responsável pela dinamização do tempo do Advento, recolheu, durante a Eucaristia dominical na Igreja de São Paulo e, internamente, na comunidade, produtos de higiene que têm como destino a Cáritas Arquidiocesana e que serão distribuídos às pessoas apoiadas por esta instituição. A comunidade associou-se também à iniciativa "10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz", da Cáritas Portuguesa.

Uma Conferência com 72 anos

“A Conferência Vicentina do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo nasceu no ano de 1950 com o objetivo de sensibilizar os seminaristas, futuros sacerdotes, para a ação sócio-caritativa. Tendo sempre presentes aqueles que são os princípios da Sociedade de São Vicente de Paulo – caridade, pobreza e apostolado –, esta conferência procura cultivar nos membros da comunidade do seminário o sentido de serviço para com os mais necessitados, proporcionando-lhes o contacto com realidades difíceis, o conhecimento deste movimento mundial e, ainda, o desenvolvimento de virtudes humanas no que respeita ao amor ao próximo. Na verdade, é caso único, em todo o país, a existência de uma Conferência em contexto de seminário, composta exclusivamente por seminaristas.

No desenvolvimento dos seus projetos de ajuda socio-caritativa nas dioceses de Braga e Viana do Castelo, esta Conferência conta sempre com colaboração dos seminaristas e respectivos párocos, com outras conferências vicentinas (sobretudo da cidade de Braga), com o Conselho de Zona e Central de Braga – SSVP e, ainda, com a Cáritas Arquidiocesana.”

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva