Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Vatican News - Salvatore Cernuzio | 2 Jan 2023
Corpo de Bento XVI, exposto em São Pedro, recebe homenagem de milhares de fiéis
Bento XVI será enterrado no túmulo das Grutas do Vaticano onde Wojtyla foi enterrado.
  © Vatican Media

Após uma cerimónia privada, o corpo do Papa Emérito Bento XVI foi trasladado esta manhã do Mosteiro Mater Ecclesiae para a Basílica do Vaticano, para o Altar da Confissão. Ele permanecerá lá por três dias, até o funeral em 5 de janeiro. Joseph Ratzinger será sepultado nas Grutas do Vaticano, no túmulo de João Paulo II

O primeiro a entrar, às 8h50, numa Basílica vaticana ainda fechada ao público e com luzes de baixa tensão, foi o Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella. Junto com ele sua filha Laura. Pararam por alguns instantes do lado direito, de mãos dadas, para rezar e homenagear o Papa Emérito Bento XVI, cujo corpo está exposto de hoje até 4 de janeiro para a veneração dos fiéis no Altar da Confissão, exatamente como aconteceu por ocasião do funeral de João Paulo II. E é precisamente no túmulo das Grutas do Vaticano onde Wojtyla foi enterrado anteriormente que Ratzinger será enterrado, como confirmou hoje o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni.

Ministros e Cardeais

Imediatamente depois de Mattarella, a primeira-ministra, Giorgia Meloni, Alfredo Mantovano, subsecretário do primeiro-ministro, e o ministro da agricultura, Francesco Lollobrigida, chegaram a São Pedro esta manhã. O sinal da cruz, um breve ajoelhamento, depois eles também se acomodaram em um dos quatro bancos laterais. Do outro lado estavam o cardeal Michael Harvey, arcipreste de São Paulo Fora dos Muros, e algumas freiras a recitar o Rosário em voz baixa. O cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica de São Pedro, cumprimentava os presentes. Esta manhã, o cardeal presidiu o rito, que durou das 7h15 às 7h40, após a transferência do corpo do Papa emérito de Mater Ecclesiae (o mosteiro cercado de verde nos Jardins do Vaticano que Joseph Ratzinger escolheu como sua casa depois de renunciar o pontificado de 2013).

O ritual presidido por Gambetti

Na capela onde o corpo de Bento XVI descansou durante todo o dia de ontem, exposto ao lado de um grande crucifixo, um presépio e uma árvore de Natal, Gänswein, os Memores Domini de confiança que assistiram Ratzinger todos os dias ao longo dos anos, os ex-auxiliares de quarto e um pequeno grupo de Mater Ecclesiae recitou uma breve oração. Os restos mortais do Papa emérito foram então trasladados em um transportador para a Basílica, com uma procissão pela Porta de Oração. Um percurso de poucos metros por uma avenida, que ao longo do dia de ontem, a partir das primeiras visitas privadas de bispos e cardeais, foi ocupada por centenas de pessoas que não quiseram esperar a abertura da Basílica para hoje e foram saudar o Papa Emérito. Um fluxo que durou até o final da tarde.

40.000 pessoas em São Pedro

Muitos voltaram à Praça de São Pedro esta manhã, esperando em fila dupla desde as primeiras horas da manhã. As primeiras estimativas falam de 40.000 pessoas que foram prestar as últimas homenagens ao Papa Emérito. O mesmo fluxo é esperado todos os dias até 4 de janeiro à noite. O prefeito de Roma, Bruno Frattasi, já havia antecipado isso no sábado, acrescentando que cerca de 50 a 60 mil pessoas são esperadas para o dia do funeral, presidido pelo Papa Francisco.

Saudações e orações

Enquanto isso, o primeiro grupo, ao abrir a porta, caminhou rapidamente quase a ponto de correr pela nave da Basílica do Vaticano para chegar ao centro de São Pedro. Bento XVI está vestido com paramentos litúrgicos vermelhos, mitra branca, sapatos pretos, sem pálio nem cruz pastoral. Entre os dedos entrelaçados, um Rosário.

Condolências a "Don Georg"

Desde ontem, o secretário pessoal, Monsenhor George Gänswein, ”Don Georg", como é conhecido do público em geral, está ocupado apertando a mão do povo: ministros, senadores, embaixadores, bispos e ex-alunos de Ratzinger. Também grupos de senhoras, como alguns mexicanos que esta manhã disseram ter rezado o tempo todo pela saúde do Papa Emérito e lhe pedem uma bênção. Também na basílica está Carmela, uma calabresa de 76 anos: ela anda com dificuldade devido a uma queda feia há dois anos e a uma operação no fêmur. Ontem esteve na Mater Ecclesiae, hoje novamente na Basílica de São Pedro. Nas duas vezes ela se ajoelhou, sem esforço: “É a primeira vez que dobrei a perna. Devo isso a Benedito. Eu o segui por toda parte nos últimos anos, da Calábria a Roma. Agora é um pouco de sacrifício, mas não poderia faltar.”

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva