Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com ECCLESIA | 3 Fev 2023
JMJ 2023: Coordenação e Comités Diocesanos dos “Dias nas Dioceses” estiveram reunidos, a seis meses de receber milhares de pessoas de norte a sul de Portugal
Os Dias nas Dioceses acontecem em todo o país na semana que antecede a JMJ Lisboa 2023, que decorre entre os dias 1 e 6 de agosto.
  © Agência ECCLESIA/CB

A coordenação dos ‘Dias nas Dioceses’ (DND), de 26 a 31 de julho, antecedendo JMJ Lisboa 2023, e os responsáveis diocesanos reuniram-se no Seminário de Leiria, a seis meses de receber milhares de jovens, de norte a sul do país.

“Quisemos privilegiar a dimensão do encontro e a partilha das várias áreas que dizem respeito aos ‘Dias nas Dioceses’ – da coordenação, das inscrições e alojamento, da programação e da comunicação. Através dessa partilha vamos sentindo esta comunhão nas dioceses”, disse hoje o padre Filipe Diniz, responsável nacional pelos DND, em declarações à Agência ECCLESIA

O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) explica que “é bom construir juntos e caminhar juntos”, como temos vindo a fazer, principalmente quando estão “quase, quase a chegar a um momento tão importante” que é o acolhimento dos peregrinos para os ‘Dias nas Dioceses’.

D. Nuno Almeida, da Comissão Episcopal Laicado e Família dos bispos de Portugal, destacou que “o caminho que está a ser feito vai sendo cada vez mais nutriente”, incentivou ao “caminho essencial” e que se “reforcem mais os laços das diversas equipas”.

“Os jovens quando vierem à JMJ se encontrem com Cristo vivo, ressuscitado, que seja de facto uma experiência benévola”, acrescentou o bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga, no início da reunião, a 28 de janeiro, onde destacou a importância da oração, nomeadamente de rezar a oração da JMJ Lisboa 2023.

Conscientes de tudo o que vai ser a jornada, o que vai permanecer recebemos como graça, como dom, vem do alto. Mas que se torna trabalho, projeto, tem que depois também assentar na terra, na vida concreta de cada diocese. No fundo ‘ora et labora’, é importantíssimo começar com o coração, temos essa consciência: tudo o que recebemos, tudo depende de Deus e tudo depende de nós também, do nosso empenho, da nossa dedicação”, disse D. Nuno Almeida.

O padre Filipe Diniz explica que estes encontros gerais entre a coordenação dos ‘Dias nas Dioceses’ e as equipas dos 17 Comités Organizadores Diocesanos se têm realizado a cada três meses, presencialmente e online, para “através da dimensão do encontro e da partilha fazer este caminho”.

Segundo a coordenadora do Comité Organizador Diocesano (COD) da Guarda, estes encontros nacionais com todos os COD “são fundamentais”, apesar da diversidade Portugal é “um país pequeno e, por isso, também com muitas coisas que unem e tornam únicos”.

“Estes encontros permitem-nos principalmente criar laços e partilhar ideias e preocupações. É uma relação de amizade, cumplicidade e partilha que não fica na preparação dos DnD mas que levamos, no nosso coração, para a Vida”, disse Sandra Soares à Agência ECCLESIA.

Para a responsável da diocese vizinha de Portalegre-Castelo Branco, a irmã Fernanda Luz, a partilha de “experiências e conhecimentos, o ambiente fraterno” que vivem nestes encontros, e a segurança que a direção dos DND vão dando, “ajuda a afinar critérios e programas e, sobretudo torna mais real a sinodalidade desta Igreja portuguesa”.

Os ‘Dias nas Dioceses’, a semana que antecede a edição internacional da JMJ na capital portuguesa, vão realizar-se em 17 dioceses: Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

A coordenadora do COD Guarda adianta que querem que “um dos grandes encontros” seja no dia de chegada dos peregrinos, o acolhimento na fronteira de Vilar Formoso e “uma festa de boas-vindas na cidade da Guarda, depois uma Festa das Nações, na Serra da Estrela, e também na despedida “antes da partida para Lisboa”.

“Neste momento, são cerca de 700 peregrinos provenientes de diferentes continentes. A título de exemplo, destaco os que vêm da Europa, os mais distantes da Lituânia e os mais próximos de França, mas também da Polónia e dos Países Baixos; da América do Sul, como é o caso dos grupos já confirmados do Brasil e da Colômbia; dos Estados Unidos da América, um grupo, confirmado, do Michigan; e também de África, um grande grupo de Moçambique”, exemplificou Sandra Soares.

Em Braga os jovens estarão nos 14 arciprestados

O diretor do Comité Organizador Diocesando (COD) de Braga, Alberto Gonçalaves participou da reunião. Alberto disse ao DACS que o encontro e as reuniões são sempre muito importantes para que se tenha conhecimento da evolução de trabalhos relacionados com o acolhimento de jovens em cada Diocese.

De acordo com o COD, as perguntas mais comuns aos grupos que procuram Braga para passar esse período que antecede a JMJ são onde vão ficar, como serão os Dias nas Dioceses, se poderão ter atividades particulares (voltadas aos países de origem), entre outras coisas.

Os grupos serão distribuídos pelos 14 arciprestados, onde estarão do dia 26 ao dia 29 de julho, desfrutando do programa preparado pelo próprio arciprestado. O dia 30 de julho está reservado para a visita à cidade de Braga

O diretor destacou ainda que a partilha feita na reunião de "preocupações/ dificuldades/boas práticas em cada diocese no acolhimento e planeamento dos DND" e também "conhecer o número de inscrições, por Dioceses, preocupações dos grupos, e interligação interdiocesanas" são essenciais.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva