17 fevereiro 2023

Nota de Imprensa

Fotografia Avelino Lima

Conselho Permanente do Conselho Presbiteral

Primeira reunião do XIII Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Braga.

Ao longo do dia dezasseis de fevereiro de 2023, decorreu, no Centro Cultural e Pastoral da Arquidiocese, a primeira reunião do XIII Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Braga.

O conselho permanente deste órgão diocesano assume toda a dor das vítimas, testemunhada no relatório elaborado pela Comissão Independente para o estudo dos abusos sexuais de crianças na Igreja Católica Portuguesa.

Comungando das palavras do Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, este conselho pede perdão a todas vítimas que corajosamente deram o seu testemunho, silenciado durante tantos anos. Reforça, ainda, a determinação de criar uma cultura de cuidado e transparência nas instituições da nossa Arquidiocese, sublinhando e agradecendo o empenho de todas as pessoas que diariamente trabalham pela instauração da justiça e do bem comum.

Outro dos assuntos abordados foi a proposta de constituição do Colégio de Consultores da Arquidiocese como previsto na normativa universal, que preconiza que sejam nomeados, pelo Bispo, entre os sacerdotes pertencentes ao Conselho Presbiteral. O Colégio de Consultores tem como finalidade principal assistir o Arcebispo na tomada de decisão sobre os assuntos relevantes da vida da Arquidiocese. A proposta foi unanimemente aprovada.

O conselho manifestou-se ainda favorável à revitalização do ministério do Diaconado Permanente, refletindo igualmente sobre o papel do Instituto Diocesano de Apoio ao Clero.

Por fim, este órgão sinodal manifesta a todos os sacerdotes um sentimento de gratidão e apreço pelo desempenho generoso e abnegado da missão pastoral em favor do povo de Deus, em particular dos mais frágeis.

Conselho Permanente do Conselho Presbiteral