27 junho 2023

Fica a conhecer o Gesto Missionário

Fotografia JMJ Lisboa 2023

JMJ Lisboa 2023

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 lançou o desafio a todos os Chefes de Equipa e Voluntários de levarem a JMJ a quem não poderá participar, tendo criado a iniciativa do Gesto Missionário. O objetivo passa por tornar todos os Voluntários missionários da JMJ Lisboa 2023. Esta será uma visita de todos os voluntários, em comunhão com o Papa, ao encontro dos mais vulneráveis.

Para concretizar o Gesto Missionário, os Chefes de Equipa de Voluntários foram convidados a contactar e conhecer uma instituição situada na Diocese de Santarém, Setúbal ou Lisboa. No dia 27 de julho, os Chefes de Equipa vão, juntamente com a sua equipa de Voluntários, visitar a instituição anteriormente contactada, com a missão de levar a alegria de Deus aos mais vulneráveis e fazer com que a JMJ Lisboa 2023 seja um encontro de todos para todos.

Durante a visita, estes Chefes de Equipa e Voluntários poderão dar a conhecer o maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, conversar, animar e rezar por todos os que com eles se cruzam. Tal como o Papa Francisco nos diz na sua Encíclica Fratelli Tutti, o “isolamento e o fechamento em nós mesmos ou nos próprios interesses nunca serão o caminho para voltar a dar esperança e realizar uma renovação, mas é a proximidade, a cultura do encontro”.

Neste clima de encontro, o objetivo é que, depois da visita, cada Voluntário traga uma pulseira com o nome daqueles que visitou para que, assim, de uma forma simbólica, possa levá-los consigo até ao Encontro final com Papa.

O Gesto Missionário irá visitar cerca de 600 instituições que, no total, representam mais de 48 mil pessoas. As instituições podem ser de todos os tipos, como lares de idosos, centros de toxicodependência, hospitais, prisões e centros de pessoas com deficiência.