3 julho 2023

Jovens de Braga prontos para os Dias na Diocese e para a JMJ de Lisboa

Fotografia COD Braga

DM - Francisco de Assis

As “agulhas” ficaram todas acertadas no último sábado, 1 de julho, numa reunião entre o Comité Organizador Diocesano de (COD) e todos os Comités Organizadores Arciprestais (COAs) da Arquidiocese de Braga.

Os jovens da Arquidiocese de Braga garantem que tudo está preparado para os Dias na Diocese (DND), de 26 a 31 de julho, mas também para a tão esperada Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, que começa dentro de um mês, com a presença do Papa Francisco. As “agulhas” ficaram todas acertadas no ultimo sábado, 1 de julho, numa reunião entre o Comité Organizador Diocesano de (COD) e todos os Comités Organizadores Arciprestais (COAs) da Arquidiocese de Braga.

O encontro decorreu no Centro Pastoral Diocesano, no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga.

Alberto Gonçalves, um dos coordenadores do Departamento e coordenador executivo do COD Braga, manifestou satisfação não só pela participação de todos os COAs, mas sobretudo por constatar que tudo está operacional.

"Foi a nossa última reunião antes dos DND como da JMJ. Diria que foi uma reunião produtiva e até pacífica, porque, de facto, está tudo acertado, pelo menos naquilo que é da nossa responsabilidade".

No que diz respeito aos Dias nas Dioceses, Alberto Gonçalves confirmou a presença de 7500 jovens em Braga. De referir ainda que destes, 2300 serão espanhóis.

Indefinição sobre deslocação e estadia em Lisboa

Entretanto, se no que diz respeito à Arquidiocese de Braga, está tudo preparado, o mesmo não se pode dizer da deslocação e estadia dos jovens em Lisboa.

E Alberto Gonçalves fez questão de lamentar esta indefinição. "É que neste momento, a menos de um mês da Jornada, ainda ninguém sabe como vai ser a estadia em Lisboa. Nem os de Braga nem de nenhuma diocese. E isso está a criar-nos alguns constrangimentos na preparação da mobilidade em Lisboa", exemplificou.