7 julho 2023

Sínodo 2021-2024: Presidente e vice-presidente representam Conferência Episcopal Portuguesa

Fotografia DR

Ecclesia

D. José Ornelas e D. Virgílio Antunes integram lista de participantes na XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai ser representada na XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos pelo seu presidente e vice-presidente, D. José Ornelas e D. Virgílio Antunes, anunciou hoje a instituição.

“A Santa Sé confirmou esta manhã a lista dos participantes à XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. De Portugal estarão presentes D. José Ornelas Carvalho, Bispo de Leiria-Fátima e Presidente da CEP, e D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra e Vice-Presidente da CEP, os quais foram eleitos na Assembleia Plenária da CEP de 17-20 de abril de 2023”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta primeira Assembleia, que se realiza em outubro, insere-se “no processo sinodal em curso”, que “terá a sua continuação numa segunda Assembleia em outubro de 2024”, acrescenta o comunicado.

A CEP recorda o documento de trabalho divulgado a 20 de junho, “fruto do processo sinodal a nível das dioceses, conferência episcopais e continentes desde outubro de 2021”.

Os responsáveis católicos saúdam a presença de 70 membros não-bispos, pela primeira vez com direito a voto, escolhidos pelo Papa a partir de sugestões apresentadas pelos sete Organismos Internacionais das Conferências Episcopais.

Na sequência de uma inédita consulta global às comunidades católicas, lançada pelo Papa em outubro de 2021, sete assembleias continentais aconteceram entre fevereiro e março, com a seguinte divisão: África e Madagáscar (SECAM), América Latina e Caraíbas (CELAM), América do Norte (EUA/Canadá), Ásia (FABC), Europa (CCEE), Médio Oriente (com a contribuição das Igrejas Católicas orientais) e Oceânia (FCBCO).

Esperamos que a delegação portuguesa contribua, também com as propostas surgidas do processo sinodal da Igreja em Portugal, para a renovação da Igreja na sua essencial dimensão sinodal”.

O presidente da CEP participou, em Praga, na Assembleia Continental do Sínodo 2021-2024, que decorreu em fevereiro, falando numa oportunidade “única” para debater a situação da Igreja na Europa.

“Estamos aqui numa ocasião única para escutar a Igreja na Europa, nas suas dificuldades, nas tensões que existem e na vontade de as ultrapassar”, declarou D. José Ornelas.

A primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos vai decorrer de 4 a 29 de outubro de 2023; Francisco decidiu que a mesma terá uma segunda etapa, em 2024.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.