2 agosto 2023

Encontro do Santo Padre com as vítimas de abusos

CEP

Comunicado da CEP

Decorreu esta quarta-feira, ao final da tarde na Nunciatura Apostólica, o encontro do Papa Francisco com 13 pessoas vítimas de abusos sexuais de menores no seio da Igreja Católica em Portugal. Foram acompanhadas por alguns representantes de instituições encarregadas da tutela de menores na Igreja em Portugal: Rute Agulhas, coordenadora do Grupo VITA; Paula Margarido, presidente da Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas; Pedro Strecht, coordenador da ex-Comissão Independente.

Como indica o comunicado da Santa Sé, o encontro decorreu num clima de intensa escuta e durou mais de uma hora, tendo terminado depois das 20.15 horas.

Este encontro do Santo Padre representa a confirmação do caminho de reconciliação que a Igreja em Portugal tem vindo a percorrer neste âmbito, colocando as pessoas vítimas em primeiro lugar, colaborando na sua reparação e recuperação, de forma que lhes seja possível olhar o futuro com esperança e liberdade renovadas.