3 agosto 2023

D. José Cordeiro incentiva jovens a viver a "arte do encontro" na JMJ

Fotografia DACS

dacs

Hoje, na paróquia da Bobadela, o Arcebispo de Braga refletiu com jovens de língua portuguesa sobre a Amizade Social. "Mais do que o idioma, o que nos une é Cristo."

"O que Deus quer de mim?" - Para D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga, essa é pergunta fundamental que os jovens devem fazer a si próprios. A reflexão foi feita durante a catequese Rise Up que aconteceu na manhã de hoje, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

O arcebispo falou para os jovens de língua portuguesa durante o encontro em Borbadela, em Lisboa. Entre eles estavam grupos de Braga, juntamente com os responsáveis do Comité Organizador Local (COD), Cónego Avelino Amorim e Alberto Gonçalves.
O encontro envolveu dinâmicas e bênçãos e partilhas sobre o tema deste dia, a "Amizade Social".

Os jovens depois fizeram perguntas ao arcebispo sobre temas como a questão das imagens, o papel da mulher na Igreja, a inteligência artificial e as tecnologias, o testemunho da fé na sociedade, entre outras coisas.

O arcebispo falou da alegria de estar com eles, por estarem unidos não só pelo idioma, mas por Cristo. "Uma JMJ é essa oportunidade feliz de alagarmos os horizontes. Esse dom da amizade e do encontro é um desafio para todos e para a Igreja", afirmou D. José.

Ele ainda convidou os jovens a aproveitar ao máximo esses dias de partilha, da experiência da espiritualidade do recomeço, para viver a "arte do encontro".

A jovem Ana Emília Teixeira participou do encontro e falou da importância de que os jovens tenham suas perguntas esclarecidas "sem medo" e que todas as opiniões são válidas para "acolher e tornar de facto, com a Igreja, um mundo muito mais inclusivo para todos os jovens".

Sobre a Jornada, a bracarense disse que a experiência até agora tem sido muito positiva. "Temos tido um encontro com jovens de todo o mundo e isso, para nós faz nos crescer pessoalmente e também na fé. E as catequeses, principalmente a de hoje, foi muito interativa e permitiu que certos pontos que nós achamos que são mais restritos fossem esclarecidos. Responderam de uma forma muito, muito aberta, muito tranquila", destacou.