Arquidiocese de Braga -

3 agosto 2023

Papa Francisco: “na Igreja há espaço para todos”

Fotografia Flickr JMJ Lisboa 2023

Discurso do Papa Francisco na cerimónia de acolhimento

\n

"Caros jovens: Boa tarde!

Bem-vindos! Bem-vindos e obrigado por estarem aqui, estou feliz por vos ver! Estou feliz por ouvir o barulho agradável que fazeis e por poder deixar-me contagiar pela vossa alegria. É bonito estarmos juntos em Lisboa; fostes chamados por mim, pelo Patriarca - a quem agradeço as palavras - pelos vossos bispos, sacerdotes, catequistas, animadores... Agradeçamos a todos os que vos chamaram e a todos os que trabalharam para tornar possível este encontro, e fazemo-lo com uma salva de palmas! Mas, acima de tudo, foi Jesus que vos chamou, por isso agradeçamos a Jesus com mais uma salva de palmas!

Não estais aqui por acaso. O Senhor chamou-vos, não apenas nestes dias, mas desde o início das vossas vidas. Chamou-nos a todos desde o início da vida, chamou-nos pelo nome. Ouvimos a palavra de Deus chamar-nos pelo nome. Tentem imaginar estas palavras escritas em letras grandes; e depois pensem nelas escritas dentro de cada um de vós, no vosso coração, como se formasse o título da vossa vida, o sentido de quem sois: fostes chamados pelo nome: tu, tu, tu, tu, tu, aqui todos nós, eu, todos nós fomos chamados pelo nome. Não fomos chamados automaticamente. Fomos chamados pelo nome. Pensemos nisto: Jesus chamou-me pelo nome. São palavras escritas no coração e pensemos que estão escritas dentro de cada um de nós, no nosso coração, e que formam uma espécie de título da nossa vida. O significado de quem somos, o significado de quem tu és. Foste chamado pelo nome, foste chamado pelo nome, foste chamado pelo nome, foste chamado pelo nome. Nenhum de nós é cristão por acaso. Todos nós fomos chamados pelo nome. No início da teia da vida, antes dos talentos que temos, antes das sombras e das feridas que trazemos dentro de nós, fomos chamados. Fomos chamados para quê? Porque somos amados. Fomos chamados porque somos amados. É lindo. Aos olhos de Deus, somos filhos preciosos, que Ele chama todos os dias para abraçar e encorajar; para fazer de cada um de nós uma obra-prima única e original. Cada um de nós é único e original e a beleza de tudo isso não podemos vislumbrar.

Queridos jovens, nesta Jornada Mundial da Juventude, ajudemo-nos mutuamente a reconhecer esta realidade; que estes dias sejam ecos vibrantes desse apelo amoroso de Deus, porque somos preciosos aos olhos de Deus, apesar do que os nossos olhos por vezes veem. Por vezes, os nossos olhos são toldados pela negatividade e deslumbrados por tantas distrações. Que estes sejam dias em que o meu nome, o teu nome, o teu nome, através de irmãos e irmãs de tantas línguas, de tantas nações, em que vemos tantos estandartes, que eles proferem amigavelmente, ressoem como uma notícia única na história, porque única é a batida do coração de Deus para ti. Que estes sejam dias em que gravamos nos nossos corações que somos amados como somos, não como gostaríamos de ser. Como somos agora. Tal como somos agora. E este é o ponto de partida da JMJ, mas sobretudo o ponto de partida da vida. Rapazes e raparigas, somos amados tal como somos, sem maquilhagem. Compreendem isto?

E somos chamados pelo nome de cada um de nós: não é uma figura de retórica, é a Palavra de Deus (cf. Is 43,1; 2Tm 1,9). Amigo, se Deus te chama pelo nome, isso significa que, para Deus, nenhum de nós é um número, é um rosto, é uma cara, é um coração. Gostaria que cada um visse isto: muitas pessoas hoje sabem o teu nome, mas não te chamam pelo nome. De facto, o teu nome é conhecido, aparece nas redes sociais, é elaborado por algoritmos que o associam a gritos e preferências. Mas tudo isto não põe em causa a sua singularidade, mas sim a sua utilidade para os estudos de mercado. Quantos lobos se escondem atrás de sorrisos de falsa bondade, dizendo que sabem quem vocês são, mas não vos amam; insinuam que acreditam em vocês e prometem-vos que se tornarão alguém, para depois vos deixarem quando já não estiverem interessados. E estas são as ilusões do virtual e temos de ter cuidado para não nos deixarmos enganar, porque muitas realidades que hoje nos atraem prometem-nos felicidade, mas depois mostram-se como são: coisas vãs, bolas de sabão, coisas supérfluas, coisas inúteis e que nos deixam vazios por dentro. Digo-vos uma coisa: Jesus não é assim. Ele confia em vocês, confia em cada um de vocês, em cada um de nós, porque para Jesus, cada um de nós é importante para Ele, cada um de vocês é importante para Ele, e isso é Jesus.

E é por isso que nós, a sua Igreja, somos a comunidade dos que são chamados; não somos a comunidade dos melhores, não. Somos todos pecadores, mas somos chamados, tal como somos. Pensemos um pouco nisto no nosso coração. Somos chamados tal como somos, com os problemas que temos, com as limitações que temos, com a nossa alegria transbordante, com o nosso desejo de sermos melhores, com o nosso desejo de sermos bem-sucedidos. Somos chamados tal como somos. Pensem nisto. Jesus chama-me como eu sou, não como eu gostaria de ser.

Somos uma comunidade de irmãos e irmãs de Jesus, filhos e filhas do mesmo Pai. Amigos, gostaria de ser claro convosco, que sois alérgicos à falsidade e às palavras vazias: na Igreja há lugar para todos, para todos. Na Igreja ninguém é excedentário, ninguém é excedentário, há lugar para todos. Tal como nós somos. Todos nós. E Jesus di-lo claramente quando envia os apóstolos a chamar para o banquete do Senhor que o tinha preparado. Ele diz: “Ide e trazei todos: jovens e velhos, sãos e doentes, justos e pecadores. Todos. Todos. Todos. Na Igreja há lugar para todos. Padre, mas eu sou um miserável, sou uma miserável, há lugar para mim? Há lugar para todos. Todos juntos, cada um na sua língua... cada um na sua língua repita comigo: todos, todos, todos. Não consigo ouvir, repitam: todos, todos, todos. E esta é a Igreja, a mãe de todos. Há lugar para todos. O Senhor não aponta o dedo, mas abre os braços; é curioso, o Senhor não sabe fazer isso, mas faz isto, abraça-nos a todos. Mostra-nos Jesus na cruz, que abriu tanto os braços para ser crucificado e morrer por nós. Ele nunca fecha a porta, nunca, mas convida-nos a entrar. Entra e vê, Jesus recebe, Jesus acolhe. Nestes dias, cada um de nós transmite a linguagem de amor de Jesus. Deus ama-te, Deus chama-te. Como isto é belo. Deus ama-me, Deus chama-me. Ele quer que eu esteja perto dele.

Esta tarde fizeram-me perguntas, muitas perguntas. Fazer perguntas é bom, aliás, muitas vezes é melhor do que dar respostas, porque quem faz perguntas fica "inquieto" e a inquietação é o melhor remédio para a rotina, por vezes uma espécie de normalidade que anestesia a alma. Cada um de nós tem as suas próprias perguntas dentro de si. Seremos essas perguntas que nos acompanham. E estaremos em diálogo comum uns com os outros. E vemo-lo quando rezamos diante de Deus. E surgem perguntas que, no decurso da vida, se transformam em respostas. Só temos de esperar por elas. Uma coisa muito interessante. Deus ama de surpresa, não está programado. O amor de Deus é uma surpresa. Surpreende sempre. Está sempre a surpreender-nos, surpreende-nos.

Caros rapazes e raparigas, convido-vos a pensar nesta coisa bonita, que Deus nos ama. Deus ama-nos tal como somos, não como gostaríamos de ser ou como a sociedade gostaria que fôssemos. Tal como somos. Ele ama-nos com os defeitos que temos, com as limitações que temos e com o desejo que temos de avançar na vida. Deus ama-nos assim. Confia, porque Deus é um pai. E um pai que nos ama, e um pai que nos ama. Isto não é muito fácil. E para isso temos uma grande ajuda, a Mãe do Senhor. Esta é a nossa mãe também. Esta é a nossa mãe.

É tudo o que eu queria dizer. Não tenham medo, tenham coragem, vão em frente, sabendo que estamos ligados pelo amor que Deus tem por nós. Deus ama-nos, digamos todos juntos: Deus ama-nos. Mais alto, não vos ouço (peregrinos: Deus ama-nos). Não se ouve aqui (Deus ama-nos).

Obrigado. Adeus."

Papa Francisco