Arquidiocese de Braga -

15 setembro 2023

“Sem Oração não haverá Sínodo”

Fotografia DR

Gabinete de Imprensa - Secretaria Geral do Sínodo

Carta do Cardeal Mario Grech aos Bispos de todo o mundo

\n

Em uma carta dirigida aos bispos e eparcas de todo o mundo, o Cardeal Mario Grech, Secretário-Geral da Secretaria Geral do Sínodo, convida os fiéis de todo o mundo a participarem em espírito de oração da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será aberta no Vaticano em 4 de outubro.

Com esta carta, o secretário-geral pretende lembrar que a Assembleia Sinodal é, acima de tudo, um evento espiritual, de oração e de escuta do Espírito Santo, o verdadeiro protagonista do evento. Para facilitar a participação e solicitar o apoio orante das comunidades locais aos membros da assembleia, a Secretaria Geral do Sínodo preparou uma "Bênção Solene" a ser recitada, em particular, no final das missas dominicais, juntamente com orações de intercessão. O original em latim está anexado (as traduções são apenas documentos de trabalho para facilitar as Igrejas locais).

Respeitando a riqueza da tradição litúrgica das Igrejas Orientais Católicas sui iuris, a carta também foi enviada aos líderes dessas Igrejas com um pedido para realizar uma bênção e intercessões semelhantes nas Divinas Liturgias.

O apelo do Cardeal Grech faz parte de uma série de iniciativas destinadas a recordar o caráter eminentemente espiritual da assembleia sinodal e a promover a participação de todo o Povo de Deus por meio da oração, incluindo: 

  • a criação, já em 2021, de um site (www.prayforthesynod.va) em colaboração com a Rede Mundial de Oração do Papa e a UISG (União Internacional de Superioras Gerais) que propõe um tempo de oração específico para o Sínodo toda primeira segunda-feira do mês;

  • a Vigília Ecuménica de Oração (www.together2023.net) em 30 de setembro, na véspera do Sínodo, transmitida ao vivo a partir das 16h30 nos canais vaticannews (vaticannews.va);

  • um retiro espiritual para os membros da assembleia antes da abertura da assembleia (1 a 3 de outubro de 2023).

     

Carta aos Bispos de ITA - ENG - ESP - POR - FRA

Texto latino da Benedictio Sollemnis

Intercessões dominicais em ITA - ENG - ESP - POR - FRA

Intercessões dos dias da semana em ITA - ENG - ESP - POR - FRA

 

Leia abaixo a carta:

 

SECRETARIA GENERALIS

SYNODI

Vaticano, 12 de setembro de 2023

 

Caros irmãos no episcopado,

 

«O Povo de Deus está em movimento desde 10 de outubro de 2021, quando o Papa Francisco convocou toda a lgreja para o Sínodo» (Instrumentum laboris, 1) e agora chegamos a mais um passo fundamental do percurso que começou com a consulta do Povo de Deus. Dentro de poucos dias, no dia 4 de outubro, o Santo Padre abrirá a primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos «Para uma Igreja sinodal. Comunhão, participação, missão». 

«Sem oração não haverá Sínodo» (Papa Francisco, Intenção de Oração para o mês de outubro de 2022), O Sínodo é sobretudo um evento de oração e de escuta que não envolve apenas os membros da Assembleia Sinodal, mas cada batizado, cada Igreja particular. De facto, todos somos chamados neste momento a nos unir na comunhão da oração e na invocação insistente do Espírito Santo para nos guiar no discernimento daquilo que o Senhor pede hoje à sua Igreja. Por isso, escrevo a vós, que sois «princípio e fundamento visível da unidade» (LG 23) nas vossas Igrejas particulares e os primeiros animadores da oração pela parte do Povo de Deus que vos foi confiada; para que de toda a Igreja eleve a Deus «uma oração continua» (Act 12, 5) pelo Santo Padre, Papa Francisco e por todos os membros da Assembleia sinodal. Portanto, eu vos peço que rezeis pelo Sínodo e que exorteis a oração unânime e incessante todas as comunidades cristãs da vossa Igreja particular, especialmente as comunidades monásticas. A oração é uma das formas de participação de cada Bispo na ação colegial e um sinal eminente de solicitude pela Igreja universal (cf. Apostolorum successores, 13).

A oração exprime-se em diversas formas, nas quais se manifestam de modo distintivo as várias dimensões da vida de uma lgreja sinodal. Antes de mais, a oração é escuta. Abrindo o caminho sinodal, o Santo Padre disse: «o Sínodo oferece-nos a oportunidade de nos tornarmos Igreja da escuta: fazer uma pausa dos nossos ritmos, controlar as nossas ânsias pastorais para pararmos a escutar» (Roma, 9 de outubro de 2021). O primeiro passo da oração é a escuta da Palavra de Deus, a escuta do Espirito. Por isso, o primeiro contributo de cada batizado para a Assembleia Sinodal será a escuta da Palavra de Deus e do Espírito, na consciência de que a voz do Espirito é sine qua non para o corpo eclesial.

A segunda característica da oração é a adoração. O Santo Padre disse: «Como sentimos falta da oração de adoração hoje! Muitos perderam não só o hábito, mas também a noção do que significa adorar» (Roma, 9 de outubro de 2021). Depois da escuta, o silêncio adorante pela admiração do que Deus diz à sua Igreja e pelo que o Espírito suscita nela também hoje. O caminho sinodal percorrido até agora conduz-nos ao estupor, à conversão do nosso olhar da tristeza da resignação (cf. Le 24,17) para a missão alegre de quem descobriu a presença do Ressuscitado na própria existência (cf. Lc 24,33).

O terceiro rosto da oração é a intercessão. Devemos acreditar na eficácia da oração de intercessão, que não consiste em dobrar a vontade de Deus à nossa, mas em pedir ao Senhor que ilumine o nosso coração com a força do seu Espírito de vida, para que saibamos discernir e fazer a sua vontade. “Interceder” significa também assumir a responsabilidade, declarar diante de Deus a nossa participação, 0 nosso envolvimento. Interceder significa dizer: «Eu me importo, me empenho... me pertence». Rezar pela Assembleia Sinodal, interceder por todos os seus membros, em primeiro lugar pelo Santo Padre, que tantas vezes nos pede que rezemos por ele, significa realizar o ato mais elevado de participação.

Finalmente, queridos irmãos, a oração é ação de graças, reconhecendo o primado da ação e da graça de Deus em todas as nossas obras e na vida da comunidade cristã. O Santo Padre afirma: «A oração de ação de graças começa sempre a partir do reconhecer-se precedidos pela graça. Fomos pensados antes que aprendêssemos a pensar; fomos amados antes que aprendêssemos à amar; fomos desejados antes que brotasse um desejo no nosso coração» (Audiência Geral, 30 de dezembro de 2020). À oração de agradecimento é uma verdadeira “terapia” para nos fazer sair do nosso retraimento em nós mesmos para nos abrir à descoberta do que Deus continua a operar na sua Igreja.

Queridos irmãos, com a oração de escuta, de adoração, de intercessão e de ação de graças, toda a comunidade eclesial estará presente, na força do Espírito, na Assembleia sinodal, como um acontecimento que diz respeito a todos os baptizados. Convido-vos a sublinhar a oração pela Assembleia sinodal especialmente no dia 1 de outubro, XXVI Domingo do Tempo Comum (Ano À), recordando-a na pregação, na Oração Universal e na bênção final da celebração eucarística, Para o efeito, anexo alguns textos que podem ser utilizados na Oração Universal e na bênção final.

Agradecendo-vos a solicitude com à qual guiais as vossas igrejas particulares no caminho sinodal, e agradecendo ao Senhor pelos dons da comunhão e da alegre esperança que faz florir no caminho eclesial, afirmo também a minha oração por vós e pelo vosso ministério em favor de toda à Igreja. Que o Espírito do Senhor nos ilumine e nos conduza sempre no caminho da sua vontade, porque só a sua Palavra nos faz viver (cf. Sal 119, 50) e só nela podemos encontrar à nossa alegria.

 

 

Fraternalmente,

 

Mario Card. GRECH

Secretário-Geral