9 novembro 2023

Braga vai celebrar a Jornada Diocesana da Juventude em cada um dos arciprestados

Fotografia Avelino Lima

DM - Francisco de Assis

O aproveitamento da dinâmica criada pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorreu em Lisboa em agosto deste ano, é um dos objetivos da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) que, no final de novembro, se assinala em todas as dioceses. Na Arquidiocese de Braga, precisamente para se aproveitar a dinâmica da proximidade, ficou decidido que as atividades são realizadas a nível arciprestal.

Sob o lema “Alegres na Esperança”, a Jornada da Juventude acontece no dia 26 de novembro, no Domingo do Cristo Rei.

Padre Rúben Cruz, novo assistente espiritual do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Juvenil, explicou que foi decidido que as atividades vão decorrer a nível arciprestal. "Decidiu-se que as ações a serem realizadas serão em contexto arciprestal. Ou seja, cada arciprestado vai organizar os seus eventos, ainda que com todo o apoio do Departamento da Pastoral Juvenil. O objetivo é precisamente não deixar cair a dinâmica da proximidade que foi criada com a Jornada Mundial da Juventude".

No sábado passado, o DAP Juvenil esteve reunido com as equipas arciprestais da Pastoral Juvenil com o objetivo de apontar os desafios para o ano pastoral. Foi igualmente abordada a preparação da JDJ. Porém, ainda não é conhecido qualquer evento a ser desenvolvido no dia 26 de novembro.

Em Lisboa, João Clemente, diretor do Serviço da Juventude daquele Patriarcado, explicou o contexto desta jornada.

"A JDJ deste ano acontece três meses depois da JMJ, e nesse sentido será um momento de recordar e voltar a viver toda a alegria de acolhermos o Santo Padre e os jovens de todo o mundo".

Vaticano distingue 28 portugueses pelo apoio à JMJ

Entretanto, o Vaticano galardoou 28 personalidades portuguesas pelo apoio à realização da JMJ 2023.

Em comunicado, a JMJ Lisboa 2023, revela que, "por determinação do Papa Francisco, foram atribuídas diferentes honras honoríficas a entidades do poder central e local, assim como a diversas autoridades do Estado e responsáveis pelas forças militares, de Segurança, de Saúde e da Proteção Civil".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, mais seis membros do Governo, atuais e antigos autarcas de todos os concelhos que receberam a visita do Papa são algumas das personalidades distinguidas.

Amanhã, Luísa Salgueiro, vai receber a distinção da Santa Sé, na qualidade de presidente da Associação Nacional de Municípios. A entrega será feita por D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal e presidente da Fundação JMJ.

*Com Lusa