30 novembro 2023

Fotografia DR

DM

Abertura acontece no dia 17 de dezembro

O Presépio Movimentado de Montariol vai ser inaugurado no dia 17 de dezembro, às 11h, após a Eucaristia dominical, indicou ontem o Agrupamento de Escuteiros 660 Montariol, Braga.

Este ano, o Presépio de Montariol tem como mote os 800 anos do Presépio de Greccio, representado por São Francisco de Assis numa gruta daquela cidade italiana, em 1223.

O primeiro presépio da história dá mote também a uma exposição de presépios organizada pelo Convento de Montariol, com ponto de partida no átrio da igreja e disposta por várias zonas interiores do Convento.

Esta comemoração motivará ainda a realização de trabalhos pelos escuteiros ao longo do Advento, os quais estarão dispostos neste espaço para visita, disse o Agrupamento 660 Montariol.

O presépio, bem como a exposição, estarão abertos de 17 de dezembro até 15 de janeiro de 2024. Aos fins de semana estará disponível uma tômbola dinamizada pelos Exploradores (faixa etária dos 10 aos 14 anos) do Agrupamento.

Considerado o presépio movimentado mais antigo da cidade de Braga - completa este ano 97 anos de história, o Presépio de Montariol é erguido desde 1993 pelos Escuteiros de Montariol.

Todos os anos, o Agrupamento tem procurado aprimorar o presépio com novos e diferentes figurantes e detalhes, mantendo sempre a mecânica de movimento artesanal.

«Queremos apresentar o melhor trabalho possível para que este presépio represente o verdadeiro espírito e significado desta época do ano, assim como todo o trabalho e dedicação que nele é colocado por escuteiros, familiares e amigos do Agrupamento, que fazem com que a presença deste Presépio no átrio da igreja de Montariol seja já uma tradição na época natalícia», afirma o Agrupamento, convidando toda a comunidade a visitar este presépio, erguido pela primeira vez pelo Frei Marinho, em 1926.

No ano em que o Corpo Nacional de Escutas celebra o centenário, o Agrupamento de Montariol convida ainda a visitar a sua exposição,  “CNE-660--43-100” que tem como principal foco a vivência dos 43 anos do Agrupamento no centenário do CNE.

Em 1223, São Francisco de Assis, para demonstrar a simplicidade do local onde Jesus nasceu, celebrou o Natal numa manjedoura, entre o boi e o jumento. Após esse acontecimento, o Natal passou a ser representado por meio do presépio, que simboliza a Encarnação de Jesus Cristo.