Arquidiocese de Braga -

30 novembro 2023

União é tema da “Aldeia Presépio” de Carapeços

Fotografia

DACS com Vítor Nogueira

As actividades têm início no dia 2 de dezembro e decorrem até 7 de janeiro

\n

No dia 2 de dezembro será aberta a 6ª edição do Carapeços Aldeia Presépio, Barcelos, às 21h, com a atuação da Fanfarra de São Tiago de Carapeços e a inauguração da iluminação e do Mercado de Natal. O momento alto da noite será o Concerto do Grupo de Câmara da Banda de Oliveira.

Este ano a Aldeia terá como tema “União”. De acordo com a organização, um dos objetivos é “desafiar todas famílias a unirem-se neste espírito natalício e construírem presépios nas suas casas, nas ruas e nos lugares, tornando a aldeia num autêntico presépio”.

O Mercado de Natal estará de volta, junto à igreja, com vários stands alusivos ao Natal, decorações, lembranças, presépios, bolos e petiscos. Os stands serão dinamizados por associações da freguesia que estarão presentes todos os fins de semana.

“Inspirados pela beleza dos presépios que vão decorar toda a freguesia, deixemo-nos envolver neste ambiente de fraternidade, comunhão e União, enriquecido com estes momentos que preparamos para todos”, convida o padre Vítor Nogueira. 

A programação se estende até o dia 7 de janeiro. Entre as novidades estão um túnel iluminado, uma floresta encantada e um baloiço.

No dia 8, na Eucaristia da Imaculada Conceição as grávidas serão abençoadas. No final a animação no Mercado de Natal fica a cargo de Isabel Ribeiro e José Andrade. No dia 9 acontece o Concerto do Orfeão de Barcelos. 

De 15 a 23 decorre a novena do Menino Jesus. No dia 16 o Teatro Popular de Carapeços (TPC) vai levar a palco uma peça de Natal. 

No dia 23 a associação de pais promove um espetáculo de música e dança e, ao final da noite, há o espetáculo musical com a Sophia Zambrano e o Tomás Barbosa. 

Na véspera de Natal, o grupo de jovens de São Tiago de Carapeços, Kyrios, fará animação pelas ruas da freguesia. A Eucaristia de Natal terá a participação da catequese e de todos os grupos paroquiais. 

A Eucaristia em memória do saudoso Pe. Olávo Teixeira Martins celebra-se no dia 28. O grupo de jovens Kyrios dará o concerto de final de ano no dia 30. 

No dia 6 de janeiro o Mágico Marco vai alegrar pequenos e graúdos com um espetáculo de magia. 

No dia 7 o programa será preenchido com a Eucaristia da Festa do Menino e o cantar de reis pelo Rancho Folclórico de São Tiago de Carapeços.

O programa e todas as iniciativas da 6ª edição do Carapeços Aldeia Presépio podem ser seguidas nas redes sociais #CarapeçosAldeiaPresépio23