22 dezembro 2023

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão promove projeto de Formação

Fotografia DR

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

reForma-te pretende assegurar uma formação sistematizada e contínua

No passado dia 13 de dezembro, o Arciprestado de V. N. Famalicão apresentou, numa Conferência de Imprensa, o projeto de formação reForma-te. Trata-se de um projeto sistematizado e organizado, coerente, capaz de possibilitar uma formação contínua no Arciprestado, destinado a todos os cristãos, particularmente aos agentes de pastoral (Catequistas, membros do Corpo Nacional de Escutas, Grupos de Jovens, Ministros Extraordinários da Comunhão, Leitores, Conferências Vicentinas, Grupos Sinodais, entre muitos outros), que se debruçará sobre diferentes áreas e temáticas.

Conforme referido pelo Arcipreste, o Pe. Francisco Carreira, acompanhado na Conferência de Imprensa por Ana Novais e Joaquim Freitas, dois dos leigos que integram a equipa responsável pela concretização e dinamização deste projeto, “o reForma-te visa novas formas, procurando dar resposta a estes novos tempos, mas sempre na fidelidade ao mesmo caminho, apostando em pedagogias ativas e alinhando os conteúdos e os métodos às necessidades dos públicos-alvo”. Nesse sentido, “está acessível a todos, com ofertas de diversos níveis de dificuldade, procurando ir ao encontro de todos os que sintam a necessidade, a vontade e a missão de partilhar experiências, enriquecer perfis de serviço, renovar práticas e cooperar para o caminho da Igreja Sinodal”. Além disso, “ao privilegiar-se uma oferta contínua, permite a cada pessoa a criação de um percurso de formação próprio, entusiasmante e em conformidade com a sua missão, o seu perfil e as suas necessidades”.

Deste modo, no âmbito deste projeto realizar-se-á já uma primeira formação - Introdução às Sagradas Escrituras (Propedêutica Bíblica). A formação, orientada pelo Pe. Pablo Lima, decorrerá em formato online, à exceção do primeiro encontro, que será uma sessão presencial, agendada já para o dia 27 de dezembro, pelas 21h15, no Centro Pastoral de Santo Adrião, em Vila Nova de Famalicão.

A inscrição para esta formação deve ser feita online, através do seguinte link. Está já prevista também uma outra formação – Espiritualidade Cristã – cujo o início está agendado para o dia 15 de janeiro, decorrendo em modo presencial no Centro Pastoral de Santo Adrião.

O Arciprestado defende que “o reForma-te poderá ser uma importante ferramenta que nos ajude a percorrer, ‘juntos’, o ‘Caminho de Páscoa’ a que nos propomos no âmbito da nossa Arquidiocese de Braga, reafirmando, com a implementação deste projeto, a missão que nos une e o desafio de a cumprir, de ‘levar Jesus a todos e todos a Jesus’”.