22 dezembro 2023

Reunião do Arciprestado de Amares e Terras de Bouro

Fotografia DR

Tiago Barbosa

No encontro foi elaborado o calendário de atividades

No passado dia 21 de dezembro, no Santuário do São Bento da Porta Aberta, reuniram-se, por primeira vez, os sacerdotes do recém-criado Arciprestado de Amares e Terras de Bouro. “Mais que uma reunião de trabalho, foi uma partilha de irmãos”, afirmaram os participantes.

Inspirados pela mística beneditina, - “Ora et Labora” -, e contagiados pela verdejante e refrescante natureza que envolve este santuário, os sacerdotes buscaram criar pontes, dinamismos e vitalidades, presentes e a descobrir neste arciprestado e as quais possam contribuir, para que se ‘leve Jesus a todos e todos a Jesus’, tal como incentiva o novo plano pastoral diocesano de 2023-2033.

Também este momento de encontro proporcionou a elaboração do calendário de atividades e encontros, sendo de salientar que no próximo ano, mais concretamente no dia 21 de fevereiro, este arciprestado irá visitar a Casa Sacerdotal e conviver com os mais velhos no momento da celebração eucarística e refeição.

Houve, igualmente, tempo e oportunidade para cada um se deixar desafiar em assumir o cargo e responsabilidade como delegado dos diferentes sectores da pastoral e foram traçadas algumas linhas de orientação para uma ação pastoral e ministerial mais sinodal e mais em comunhão.

Após o momento de trabalho, seguiu-se a confraternização natalícia, a qual contou com a presença de dois seminaristas, Simão e Afonso, e um diácono, João Conde, naturais deste arciprestado. E parafraseando o salmista, podemos expressar que ‘como é bom e agradável que os irmãos vivam unidos’.