22 janeiro 2024

Congresso de espiritualidade e mística garante participação de D. Carlos Azevedo

Fotografia DR

DM - Joaquim Martins Fernandes

Sessão de abertura está agendada para o dia 24 de abril, na colunata de eventos do Bom Jesus de Braga

O bispo D. Carlos Azevedo, que integra o Comité Pontifício para as Ciências Históricas, vai marcar presença no I Congresso Internacional de Espiritualidade e Mística, que vai decorrer no Bom Jesus de Braga, nos dias 24, 25, 26, e 27 de abril deste ano.

O também membro da Comissão Pontifícia de Arqueologia Sacra vai apresentar em Braga uma comunicação subordinada ao tema ao tema “A ponderação da mística cristã em Daniel Faria”. Trata-se de um trabalho que sintetiza a espiritualidade e a mística do “monge-poeta de Baltar (1971-1999), que aproximou pessoalmente e continua literariamente a centrar os leitores na profundidade sábia do Transcendente, ‘o mistério da citara’”, revela a sinope da organização do congresso, dando conta que a comunicação de D. Carlos Azevedo destaca “a valência do seu olhar místico” que se manifesta no “silêncio como alimento de um trabalho de busca de interioridade”, na “claridade como meta da observação permanente da natureza e da arte” e na “morte como ofício e estilo de vida”.

A comunicação do ex-professor da Universidade Católica Portuguesa está agendada para as 12h15 do dia 25 abril, que é o segundo dia de trabalhos do congresso.

A sessão abertura está agenda para as 16h do dia 24 de abril, presidida pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro. A sessão inaugural do congresso promovido pelo Instituto de História e Arte Cristãs e pelo Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização vai também contar com as participações do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio; do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança; do presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte, Mário Martins; da presidente da Comissão Científica do Congresso, Eugénia Abrantes; e do presidente da Comissão Organizadora, José Paulo Leite de Abreu.

O investigador da Arquidiocese de Braga que preside à organização do congresso é também o primeiro conferencista da realização internacional, com apresentação do trabalho “Bom Jesus do Monte: um percurso místico”.

No dia 25 abril, o congresso abre com a comunicação de Javier Sancho Fermín. O investigador da Universidade de Mística, da cidade espanhola de Ávila, vai dissertar sobre “A experiência mística como fonte de identidade e humanização”. Segue-se a comunicação da presidente da Comissão Científica do Congresso, com Eugénia Abrantes a guiar os congressistas pelo tema “A erologia e a eropraxia no discurso desnudado dos sentidos dos místicos portugueses. As ebulições vitais do amor dos amantes amando-se”.

Entre as quase sete dezenas de comunicações científicas está também a proposta “Aprender a pensar em Deus com Santo Anselmo: um caminho espiritual”. O trabalho a apresentar por Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier, docente de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, promete demonstrar que há formas não racionalistas para se acreditar em Deus.

Com espaço para poesia espiritual e para o património religioso de Braga, o congresso revela também ao mundo “A espiritualidade e a mística do Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos e do Servo de Deus padre Abílio Gomes Correia da Arquidiocese de Braga século XX”.  Ao mesmo tempo que propõe o itinerário inovador “Do Pópulo ao Bom Jesus do Monte: recriar Jerusalém na cidade de Braga”, comunicação que é levada à Colunata de Eventos pelo investigador bracarense Rui Ferreira.