Arquidiocese de Braga -

22 janeiro 2024

Irmandade de São Torcato evoca 750 anos da instituição

Fotografia DR

DM

Nova conferência comemorativa vai ser realizada no dia 27 de janeiro

\n

A Mesa da Irmandade de São Torcato, no Arciprestado de Guimarães e Vizela, vai realizar a segunda conferência comemorativa dos 750 anos da instituição,  no próximo dia 27 de janeiro, às 15h, na sede da Irmandade.

Aquela que é a segunda conferência comemorativa dos 750 anos da devoção a São Torcato é subordinada ao tema “Arquitetura e Arte” e terá como moderador o Professor Doutor João Luís Marques, arquiteto, docente da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e investigador que tem colaborado com a Fundação Instituto Arquiteto Marques da Silva. Também o Doutor António José de Oliveira, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; e o Arquiteto Vitor Fernandes, da Escola Superior de Belas Artes do Porto e Irmandade de São Torcato, vão participar na conferência do dia 27.

A realização, que assinala também os 850 anos da Carta de Couto de D. Afonso Henriques, surge "na sequência das publicações sobre São Torcato, apresentadas no passado mês de junho, e a propósito das celebrações dos 750 anos da primeira referência documental à Irmandade de São Torcato e aos 850 anos da Carta de Couto de D. Afonso Henriques", revela a Irmandade, em comunicado enviado ao Diário do Minho.

Refere o documento que as várias conferências a organizar no âmbito das celebrações comemorativas incidem "sobre os temas abordados nos livros editados com o apoio do Município de Guimarães".