Arquidiocese de Braga -

22 janeiro 2024

Mensagem às IPSS Canónicas presentes na Arquidiocese de Braga

Fotografia DR

Carta do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro

\n

No início do novo ano, desejo dirigir uma palavra de gratidão e apreço a todas as IPSS Canónicas que desenvolvem a sua atividade na Arquidiocese de Braga. O serviço prestado por cada uma destas instituições tem um valor inestimável, e reflete, de modo concreto, a luz do Evangelho, num mundo onde a cultura do descarte é tantas vezes uma realidade. A todos os dirigentes e colaboradores deixo uma palavra de ânimo e de esperança. A dedicação e o empenho de cada um são um sinal palpável da proximidade de Jesus aos mais frágeis e vulneráveis: as crianças, os doentes, as pessoas com deficiência, os idosos. 

Ao longo dos últimos anos, a Igreja tem-se empenhado na promoção de uma cultura de proteção e cuidado, para que todas as comunidades e instituições possam ser, cada vez mais, espaços saudáveis e seguros, especialmente para os mais frágeis e vulneráveis. É justo reconhecer que a Igreja deu passos muito significativos e está agora mais bem preparada para responder a este importante desafio, incansavelmente lembrado pelo Papa Francisco. É verdade, por outro lado, que há ainda muito por fazer, sobretudo ao nível da sensibilização e formação. A promoção de uma cultura de proteção e cuidado será efetiva apenas na medida em que podermos contar com o compromisso de todos e cada um, sobretudo daqueles que assumem responsabilidades concretas nas nossas comunidades e instituições, no cuidado autêntico, no respeito profundo pela dignidade da pessoa humana, em especial das mais vulneráveis. 

Como Pastor da Arquidiocese de Braga, assumi o compromisso, que tenho reafirmado em diversas ocasiões, de promover a formação dos agentes pastorais, clérigos e leigos, e também os responsáveis e colaboradores das IPSS Canónicas na área da proteção e do cuidado. Neste sentido, gostaria de pedir que pelo menos um membro da equipa técnica de cada instituição participe no encontro «Da proteção ao cuidado: Compromisso das IPSS com uma cultura de cuidado», organizado pela Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis da Arquidiocese de Braga e pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, numa de duas datas possíveis: 26 de janeiro ou 02 de fevereiro. Estou consciente do esforço que pode significar para muitos a participação neste evento, mas estou seguro de que poderá constituir um passo decisivo na concretização do compromisso, que é de todos, com uma cultura de proteção e cuidado. 

Despeço-me, desejando a todos um novo ano iluminado pela bênção de Deus. Que esta bênção possa tornar-se visível e palpável no serviço generoso de cada um de vós. Como escrevi na Carta Pastoral que publiquei no passado Dia de Natal, «na Missa vespertina da Ceia do Senhor, a abertura do Tríduo Pascal faz-se o gesto do lava-pés, que João nos transmite como gesto fundante da Eucaristia, sacramento da Caridade evangelizadora». Que a memória deste gesto possa mover-nos ao serviço dos irmãos mais frágeis, que são o centro e a razão de ser das IPSS da nossa Arquidiocese.

+ José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga