25 janeiro 2024

“O amor é a marca do cristão” afirmam líderes religiosos em celebração ecuménica

Fotografia DACS

dacs

Uma celebração cheia de alegria e marcada pelo exemplo de fraternidade entre cristãos marcou o encontro ecuménico na Arquidiocese de Braga, realizado na noite do dia 23, na igreja de São Sebastião, em Guimarães, que assinalou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

“Amarás ao Senhor teu Deus... e ao teu próximo como a ti mesmo” ((Lucas 10,27) foi o tema escolhido para este ano. Estiveram presentes D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita da Arquidiocese de Braga, D. Sifredo Teixeira, Bispo da Igreja Evangélica Metodista Portuguesa, D. Jorge Pina Cabral, Bispo da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Comunhão Anglicana), o Pastor Emanuel Dinis, Metodista, o Arcipreste Tkachuk Dmytro - Ortodoxo e o Padre Vladiclav - Ortodoxo, além de vários membros do clero arquidiocesano, pastores e fiéis católicos e das comunidades co-irmãs.

Com base no texto do evangelho usado para a reflexão da noite, a Parábola do Bom Samaritano, os bispos exortaram  as comunidades a vivenciar o amor ao próximo em atos do dia a dia, num testemunho vívido da fé cristã.

“O que é que nos distingue como cristãos? É amar como Jesus amou”, disse D. José Cordeiro, ao citar a parábola e lembrar que Jesus contou essa história para “dizer qual é a condição do amor, a medida do amor, que é amar sem medida”.

O arcebispo afirmou ainda que estavam todos reunidos a “partilhar da mesma palavra e da mesma presença de Deus no nosso meio e da mesma hospitalidade, da mesma sinodalidade”, respondendo “não apenas ao mandamento que nos une nesta semana de oração, no oitavário, mas no imperativo do ‘amarás a Deus e ao próximo como a ti mesmo’”.

Para D. Sifredo Teixeira, a celebração tinha ainda um fator especial, por nunca ter estado em um encontro ecuménico na cidade de Guimarães. Ele destacou que por estarem na cidade histórica, na qual há a afirmação que a identifica “aqui nasceu Portugal” , depois deste encontro, “oro para que se possa também dizer que aqui todas e todos contam”.

O bispo da Igreja Metodista referiu o facto do material de apoio para a semana ter sido preparado por cristãos de um país que viveu um tempo complexo, “onde a segurança e a liberdade de culto não são garantidas”, mas que mesmo assim, “os cristãos de diferentes denominações estão certos de que o amor é que fará a diferença. O amor é que fará com que todos possam viver com confiança, segurança e alegria.”

“É importante reafirmar que quem ama a Deus tem de amar o próximo como consequência e desse modo, o mundo será transformado. Estamos a falar de um amor que perdoa, que reconcilia, que constrói, que respeita, que reconhece, que sofre, se alegra, que nunca acaba”, resumiu.

As questões sociais e as dificuldades dos imigrantes foram lembradas na fala de D. Pina Cabral. “E quem é o meu próximo. A pergunta colocada pelo doutor da lei a Jesus é também uma interpelação atual para nós cristãos em Portugal, numa sociedade que está em acelerada mudança, com a integração de muitos imigrantes, vindos de muitos países, culturas e religiões. Quem é o meu próximo: o ucraniano refugiado da guerra, a família imigrante da Índia, que busca asilo, os milhares de trabalhadores asiáticos que trabalham na nossa agricultura, muitas vezes em condições de exploração, ou a crescente comunidade brasileira, que foge do seu país, essencialmente por razões de segurança e de instabilidade?”, questionou o bispo.

Ele destacou ainda que “a parábola contada por Jesus rompe assim, com preconceitos culturais e religiosos e faz do estrangeiro, curiosamente, o agente da misericórdia num país que não é o seu”, e que “tudo que as igrejas hoje forem capazes de desenvolver de relação fraterna, colaborante com o estrangeiro que as procura ou espera por elas, constituirá sempre um profundo enriquecimento eclesial, de natureza humana, cultural, pastoral e de missão”.

Sobre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

O Oitavário é celebrado todos os anos, no hemisfério norte, entre as festas de São Pedro e São Paulo. No hemisfério sul, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos acontece na semana que antecede Pentecostes.

O tema e subsídios para reflexão de 2024 foram escolhidos e preparados pela equipa ecuménica dBurkina Faso (África Ocidental),coordenada pelComunidade Chemin Neuf  (CCN)1 naquele país.

O subsídio para a Semana de Unidade dos Cristãos é preparado e publicado em conjunto pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas.