Arquidiocese de Braga -

29 janeiro 2024

Arquidiocese assume apoio à Faculdade de Teologia de Braga

Fotografia Arquivo DM

DM - Joaquim Martins Fernandes

Coleta das missas do dia 4 de fevereiro vai reverter para a formação dos futuros sacerdotes da diocese

\n

A importância da Faculdade de Teologia na formação dos sacerdotes e leigos com funções na Igreja de Braga motiva um maior compromisso da Arquidiocese com a instituição de ensino superior do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa.
No domingo, dia 4 de fevereiro, que é o Dia da Universidade Católica, as coletas das missas são integralmente para apoiar o funcionamento da Faculdade de Teologia de Braga.

A decisão da colaboração financeira com a Faculdade de Teologia de Braga foi tomada ontem pela Vigaria Geral da Arquidiocese de Braga. Numa nota oficial sobre o Dia da Universidade Católica Portuguesa, que se comemora a 4 de fevereiro, a Vigaria Geral deixa claro que «a colaboração financeira das comunidades cristãs» da Arquidiocese é motivada pela necessidade de «não encarecer demasiado as propinas dos alunos» e para conseguir que as licenciaturas ministradas na Faculdade de Teologia, que só existem no universo da Universidade Católica Portuguesa (UCP), «sejam sustentáveis a médio e longo prazo». 

«Nesse sentido, fica determinado que as coletas das celebrações litúrgicas desse domingo [dia 4 de fevereiro] se destinarão exclusivamente a apoiar o funcionamento do Núcleo de Braga da Faculdade de Teologia», refere a nota da Vigararia Geral enviada ao Diário do Minho. O documento faz saber que também o Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, está mobilizado para a colaboração especial à Faculdade de Teologia. D. José Cordeiro vai presidir, no dia 4 de fevereiro, às 18h00, na Catedral, à eucaristia comemorativa do Dia da Universidade Católica Portuguesa.

A nota da Vigararia Geral refere que «no contexto específico da Arquidiocese de Braga, articulando-se com outras dioceses da região, existe um dos quatro “campi” da UCP, precisamente aquele a partir do qual a Universidade teve origem, há 57 anos». 

«Por isso, a Arquidiocese é chamada, de modo especial, a participar na reflexão sobre a sua Universidade, envolvendo as comunidades paroquiais, para que a sintam cada vez mais como uma iniciativa de todos os cristãos e não apenas daqueles que nela trabalham e estudam», acentua a Vigararia Geral, para deixar claro que «em Braga, a UCP ministra formação superior, ao nível de licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-graduações, a cerca de mil alunos, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e na Faculdade de Teologia». 

«Essa formação abrange áreas diversificadas e estratégicas, sobretudo para a região do Minho, como sejam: Ciência de Dados, Turismo, Comunicação, Psicologia, Serviço Social, Filosofia, Português, Teologia, Ciências Religiosas, Educação e Gerontologia», vinca a nota, enfatizando que «a formação teológica aí ministrada ocupa um lugar de destaque, pois tem um significativo impacto na dinamização pastoral das comunidades cristãs e na relação com a cultura envolvente». 

Além disso, no sistema universitário português, os cursos de Teologia e de Ciências Religiosas só existem na UCP, destaca a nota da Vigararia Geral.