Arquidiocese de Braga -

7 março 2024

Cáritas Braga lança campanha de recolha de bens “Pela dignidade da Mulher”

Fotografia

Cáritas Arquidiocesana de Braga

A iniciativa vai decorrer ao longo do mês de março

\n

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a Cáritas Braga lançou a campanha “Pela dignidade da Mulher”, que pretende angariar produtos de higiene feminina. A iniciativa vai decorrer ao longo do mês de março. Os bens podem ser entregues na Sede da Cáritas de Braga durante todo o mês de março. 

Num estudo realizado pela Spirituc-Investigação Aplicada concluiu-se que, em Portugal, 12% das raparigas com idades entre os 18 e 24 anos já faltaram às aulas por não terem possibilidade financeira de comprar produtos de higiene íntima. De acordo com o Banco Mundial, cerca de 500 milhões de mulheres e raparigas em todo o mundo não têm acesso a produtos de higiene íntima e condições sanitárias adequadas. 

A insuficiência económica tem um impacto global na vida de cada indivíduo e até mesmo nos cuidados íntimos. Manter hábitos de saúde íntima torna-se exigente quando a falta de acesso não o permite e pode aumentar o risco de desenvolvimento de complicações de saúde. 

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, em 2022, no nosso país, 2,1 milhões de pessoas encontravam-se em risco de pobreza ou exclusão social e o aumento da taxa de risco de pobreza afetou mais significativamente as mulheres do que os homens.   

Garantir as necessidades das mulheres e raparigas que estão em maior vulnerabilidade social é o objetivo desta campanha de recolha de produtos de higiene feminina, que nos permitirão assegurar o bem-estar das pessoas que nos procuram diariamente e que, não raras vezes, têm muita dificuldade em integrar os produtos de higiene no seu orçamento familiar.