Arquidiocese de Braga -

8 março 2024

Fundo Social Diocesano já atribuiu 548.148,80 € desde 2011

Fotografia

Serviço de ação Social da Igreja Católica instituído pela Arquidiocese de Braga e promovido através da Comissão Arquidiocesana para o Desenvolvimento Humano Integral

\n

O Fundo Social Diocesano - Partilhar com Esperança - atribuiu 548.148,80 euros desde a sua criação em 2011 até ao fim de 2023. Trata-se de um serviço de ação Social da Igreja Católica instituído pela Arquidiocese de Braga e promovido através da Comissão Arquidiocesana para o Desenvolvimento Humano Integral. Desde a sua criação o Fundo teve impacto positivo em 4277 pessoas através de mais de 1700 apoios atribuídos.  

Visa o apoio a situações de pobreza, exclusão social e emergência. Dá prioridade a apoios com a habitação, como água, luz, gás e rendas/prestações e com a área da saúde, como medicação, equipamento médico, exames médicos, entre outros. 

Procura apoiar todas as pessoas da Arquidiocese de Braga que sofram de algum tipo de vulnerabilidade focando-se em situações de novos desempregados, pessoas com doenças crónicas ou prolongadas, famílias monoparentais, entre outros.  

É dinamizado por entidades sinalizadoras como Paróquias, Conferências Vicentinas e outros grupos paroquiais de ação social, a Cáritas Arquidiocesana de Braga, Centros Sociais e Paroquiais/Misericórdias e outras instituições de solidariedade social de ereção canónica da Arquidiocese de Braga. 

A base financeira do Fundo Social Diocesano é assegurada pelas dádivas das comunidades paroquiais pelo que o contributo de todos é fundamental para a sua manutenção.