18 março 2024

D. Delfim Gomes incentiva cristãos a praticarem “obras construtivas” para o bem da sociedade

Fotografia DM

DM - Jorge Oliveira

Bispo Auxiliar de Braga presidiu ontem à Peregrinação Penitencial ao Bom Jesus

Centenas de fiéis participaram ontem na peregrinação penitencial ao santuário do Bom Jesus do Monte, que foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes.

Nesta caminhada de fé em tempo quaresmal, desde a Igreja de Santa Cruz, no centro de Braga, os peregrinos puderam meditar nos seus passos e nos passos da humanidade, com os seus dramas, as suas dores, os seus sofrimentos, com os seus sonhos e sonhos desfeitos, com tudo aquilo que marca a sua relação com Deus e com os homens.

Depois da subida dos Escadórios do Bom Jesus, na missa campal que encerrou a peregrinação, ao lado da Basílica, D. Delfim Gomes, incentivou os peregrinos a procurarem ser luz, testemunho, misericórdia e bondade para os outros.

“Que as nossas obras sejam efetivamente construtivas de modo a que possamos atingir o bem de todos e o bem da sociedade”, exortou.

Para isso, disse, partindo das leituras deste V Domingo da Quaresma, cada um deve abrir o seu coração e contemplar Jesus no sofrimento dos outros, com um “coração puro e renovado”.

“Podemos ajudar e fazer de Cirineu, ajudar os outros a levar a sua cruz, a suportar a sua dor, a minimizar esse seu sofrimento, a ser bálsamo para cada um que caminha connosco, percorre o mesmo caminho, faz parte do nosso itinerário”, indicou.

Num santuário onde está enraizada e é forte a devoção da Santa Cruz, o prelado incentivou os peregrinos a irem ao encontro do sofrimento dos irmãos e a levarem luz e não verem no outro um adversário que se tem que “retirar do caminho”.

“Temos que ter um coração que vê onde há necessidade de amor e age de acordo com isso, um coração sensível, um coração que ame, que perdoe, que ajude na caminhada dos outros. Só este coração puro é que nos introduz na misericórdia do Pai”, disse.

“Nesta nossa jornada até à Semana Maior que nós possamos caminhar interiormente, em silêncio, arrumando a nossa vida, pedindo perdão por tantas coisas, às vezes perdão para nós mesmos, e depois iniciar este itinerário sabendo que neste itinerário que percorremos em conjunto não podemos fazer pausas nem intervalos, porque a vida não tem intervalos, é contínua e ela passa tão rápido”, acrescentou.

Antes da missa campal, as centenas de fiéis reunidas em frente à Basílica acompanharam a saída da imagem do Bom Jesus do Monte e saudaram-na com palmas, dirigindo-se depois para o espaço em frente ao coreto, onde D. Delfim Gomes concelebrou a missa.

Esta peregrinação penitencial, promovida pela Confraria do Bom Jesus do Monte, realiza-se sempre no V Domingo da Quaresma a partir da igreja de Santa Cruz, no centro de Braga.  Este ano contou com a dinamização das Paróquias de Lamaçães (Santa Maria) e de Fraião (S. Tiago).

Foi o culminar de uma caminhada de preparação para a Páscoa depois das quatro Vias-Sacras penitenciais que se realizaram nos últimos quatro Domingos da Quaresma, a partir dos Escadórios do Bom Jesus (18 e 25 de fevereiro e 3 e 10 de março), dinamizadas por paróquias da Zona Pastoral da Cidade/Este.