2 março 2013

SELEÇÃO PORTUGUESA EM 5.º LUGAR NO CAMPEONATO EUROPEU DE FUTSAL PARA PADRES

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

A seleção de padres portugueses, que integrava quatro sacerdotes provenientes da Arquidiocese de Braga e outros tantos de Viana do Castelo, classificou-se em 5.º lugar no Campeonato Europeu de Futsal disputado na cidade de Celje, na Eslovénia.

A seleção de padres portugueses, que integrava quatro sacerdotes provenientes da Arquidiocese de Braga e outros tantos de Viana do Castelo, classificou-se em 5.º lugar no Campeonato Europeu de Futsal disputado entre os dias 26 e 28 de fevereiro, na cidade de Celje, na Eslovénia.

A seleção nacional, que tinha como objetivo qualificar-se para a final da competição, ficou em primeiro lugar na fase de grupos, vencendo a seleção anfitriã e a Bielorrúsia, ambas por 2-0.

Qualificada para os Quartos de Final da competição intitulada “Champions Clreum”, a seleção portuguesa foi batida pela Eslováquia nas grandes penalidades, após um empate a uma bola no final do tempo regulamentar.

Disputando o playoff de apuramento para as oito melhores equipas, os sacerdotes portugueses venceram novamente a Bielorrússia por 4-0, e a Roménia por 2-1, garantindo a qualificação para o quinto lugar do torneio.

Esta prova, que reúne anualmente dezenas de sacerdotes católicos de toda a Europa, foi vencida pela seleção da Polónia, tendo sido finalista a seleção da Bósnia.

Naquela que foi a sexta participação portuguesa no campeonato europeu, a seleção das quinas era formada por 12 sacerdotes, sendo treinada pelo padre José Cunha, da diocese de Viana do Castelo,  e tendo por capitão o padre Marco Gil, da arquidiocese bracarense.

Recorde-se que, na edição do ano passado, realizada na Hungria, Portugal sagrou-se campeão europeu. A vitória, nos penáltis, sobre a favorita Croácia, por 5-4, deu aos padres portugueses o primeiro troféu, depois de terem ficado sempre entre os quatro primeiros.

Além de Portugal, participaram nesta edição da prova equipas compostas por sacerdotes naturais da Croácia, Eslováquia, Itália, Montenergro, Bielorrússia, Eslovénia, Polónia, Hungria, Áustria, Bósnia, Roménia e Ucrânia.

A proxima edição da prova vai decorrer na Bielorrússia.