29 maio 2013

PROCISSÃO DO CORPO DE DEUS EM BRAGA

Vigariaria Geral

Nota da Vigariaria Geral

A Solenidade do Corpo de Deus, que este ano se celebra a 2 de junho, exprime-se publicamente na procissão, de longa tradição histórica, que reclama a nossa presença participativa.

A Santa Missa vai ser celebrada na Sé Primaz, pelas 17h00, organizando-se em seguida a procissão, cuja saída está prevista para as 18h00. O itinerário será o seguinte: Sé, rua D. Paio Mendes, avenida S. Miguel-o-Anjo, Arco da Porta Nova, rua D. Diogo de Sousa, rua do Souto, largo do Barão de S. Martinho, rua de S. Marcos, rua D. Afonso Henriques, rua D. Gonçalo Pereira, Sé.

Espera-se a comparência de todos os sacerdotes, que o possam fazer, residentes na área da cidade, diocesanos e religiosos, dos alunos dos Seminários e membros das congregações e institutos.

Como vai sendo um bom costume, são convidadas todas as paróquias do arciprestado de Braga, e não apenas da zona pastoral da cidade, a comparecerem e a tomarem parte nesta procissão do Corpo de Deus.

Para facilitar a organização, lembramos, mais uma vez, que as zonas pastorais do arciprestado se devem concentrar, a partir das 17h30, nos locais costumados:

• Zona do Cávado: praça do Município

• Zona Oeste/Veiga: largo de S. Paulo, em frente à igreja do Seminário

• Zona Este: rossio da Sé

• Zona da cidade: rua D. Paio Mendes, defronte da Sé

Cada paróquia deve trazer um estandarte eucarístico, ou bandeira do Sagrado Coração de Jesus, e deverá ser acompanhada pelo seu pároco.

A procissão, com toda a solenidade, integra o Cabido e os estandartes da Sé Primaz, sendo que os acólitos, com os turíbulos e o incenso, caminharão em frente do pálio.

Deverão associar-se, com fé e piedade, o maior número de fiéis a esta solenidade e procissão do Corpo de Deus, recordando que a unidade da Igreja se realiza mediante o sacrifício e comunhão do Corpo e Sangue de Cristo, sendo a Eucaristia a “escola” de comunhão eclesial.