Arquidiocese de Braga -
2 outubro 2013
SUBSÍDIOS LITÚRGICOS

O Departamento Arquidiocesano para a Liturgia apresenta os seguintes subsídios pastorais para a abertura do ano pastoral, no próximo domingo em todas as comunidades da Arquidiocese de Braga.
1. Admonição Inicial
Depois de assumirmos que a Igreja se alimenta da Palavra (2011-12), no ano pastoral transacto (2012-2013) demos o primeiro passo deste quinquénio pastoral ao reflectir/aprofundar o Credo, que sintetiza os conteúdos da nossa fé.
Nos primórdios da Igreja, existia um princípio teológico segundo o qual nós rezamos somente aquilo em que acreditamos. Trata-se, sem dúvida, de uma unidade ímpar entre o acreditar e o rezar, pois o rezar pressupõe o crer e o crer exige o rezar.
Por isso, hoje celebramos o início deste novo ano pastoral, intitulado de Ano Litúrgico, uma vez que queremos fazer da liturgia uma acção bem celebrada, sempre em busca do mesmo pedido dos apóstolos no evangelho: “Senhor, aumenta a minha fé!”
Por isso, preparemos o nosso coração para celebrarmos dignamente estes santos mistérios.
2. Oração Universal
Pela nossa Arquidiocese, que hoje inicia o novo ano pastoral, para que as suas comunidades façam da liturgia uma acção que manifesta e constrói a Igreja, de modo a produzir como fruto pastoral uma liturgia simples e bela, sinal de comunhão entre Deus e os seres humanos. Oremos ao Senhor.
3. Mensagem Ano Litúrgico
Poderá ler-se ou citar-se parte da mensagem do Senhor Arcebispo Primaz, ou, nas igrejas preparadas para tal, poderá transmitir-se o vídeo da mensagem no momento mais oportuno da celebração.
4. Iniciativa “Um de Nós”
No final da eucaristia, providenciar a assinatura deste manifesto, que pretende que a Comissão Europeia não financie actividades que promovam a destruição de seres humanos na sua fase embrionária.
Partilhar