Arquidiocese de Braga -

1 abril 2014

FÉ E ARTE EM DEBATE NO SÁBADO

Fotografia

No próximo sábado, a cidade de Braga acolhe um conjunto alargado de artistas e pensadores que vão debruçar-se sobre a temática da fé. Trata-se do evento “Fé e Arte”, organizado pelo Centro Académico de Braga (CAB), que terá lugar na Faculdade de Filosofia

\n

No próximo sábado, a cidade de Braga acolhe um conjunto alargado de artistas e pensadores que vão debruçar-se sobre a temática da fé. Trata-se do evento “Fé e Arte”, organizado pelo Centro Académico de Braga (CAB), que terá lugar na Faculdade de Filosofia, a partir das 09h00, e que, nesta terceira edição, continua a querer marcar o debate estético-teológico  em Portugal.

Segundo a organização, esta iniciativa «quer continuar a ser uma oportunidade de formação estética e teológica, bem como um terreno estimulante, que proporcione o encontro fecundo entre interessados em criação artística e pensamento teológico».

Em 2002, o CAB organizava, em Braga, a primeira edição do evento “Fé e Arte”, reunindo, então, figuras proeminentes como o maestro António Victorino d’Almeida, o arquiteto Eduardo Souto Moura, a pintora Emília Nadal, entre outras. 

Volvidos 10 anos, em 2012, o CAB, em parceria com o Seminário Conciliar de Braga, realizou a segunda edição do “Fé e Arte”. 

Desta vez o tema foi “Dar Corpo à Graça”. PierAngelo Sequeri e Mark Rupnik foram os conferencistas que enquadraram dois painéis constituídos por artistas de diferentes áreas. «Da avaliação tão positiva do projeto, e no encalço daquela que vem sendo uma intuição dos Centros Universitários da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, o CAB pensou dar-lhe continuidade já dois anos depois», referem os organizadores. 

«Esta nova edição, recompondo esse binómio antigo Fé e Arte, agora sob o mote “Elogio dos Sentidos: do Corpo e do Espírito”, deseja indicar os sentidos do corpo como lugar do sentido, desde logo como forma de resistência ao sem-sentido que perde tanto o corpo como o espírito. Que o sentido seja espiritual e que o corpo seja material parece decorrer de si. O desafio estará, antes, em reconhecer a espiritualidade do corpo e a realização sensível do espírito. A fé cristã na encarnação do Logos e as várias expressões da criação artística poderão encontrar aqui um lugar comum, eclesial e culturalmente relevante», explicam os responsáveis.

Duas conferências principais e dois outros painéis juntarão diversos artistas e pensadores para promover novos espaços de encontro entre criação e pensamento, culto e cultura, contribuindo para a reflexão sobre a arte, a fé e a relação entre ambas junto de novos públicos.

Nomes como Stella Morra, José Tolentino Mendonça, Manuel Fúria, Paula Moura Pinheiro, Ruy de Carvalho, Nuno Júdice, Luísa Jacinto, João Sarmento sj e AsbjØrn Andresen, fazem parte do grupo de oradores.

Para informações e inscrição pode consultar-se na internet www.fe-e-arte2014.com.

DM, 1 de Abril de 2014