1 abril 2014

BALASAR REALIZA JORNADAS JUVENIS

Fotografia

O Santuário da Beata Alexandrina, em Balasar, promoveu, durante o mês de março, jornadas de reflexão dirigidas a vários escalões etários, desde as crianças, passando pelos adolescentes e os jovens. Mais de 700 participantes integraram as diversas iniciativas, avançou ao Diário do Minho, em comunicado, a Fundação.

A planificação das jornadas baseou-se no tema do ano pastoral na Arquidiocese de Braga – “Fé celebrada” –  tendo apresentado como exemplo a Beata Alexandrina na vivência e celebração da fé.

O dia 8 foi dedicado às crianças, e o dia 15 dedicado aos adolescentes. Durante a tarde, depois de um pequeno acolhimento, foi apresentada uma catequese, em formato multimédia, acerca da vida, missão e mensagem da Beata Alexandrina, sendo realçado a vida humana e prática religiosa na infância e adolescência.

As crianças e adolescentes tiveram, posteriormente, visitas guiadas aos locais referentes à vida da Beata Alexandrina, terminando a jornada com uma pequena Adoração Eucarística. Participaram 300 crianças e 220 adolescentes, não só de Balasar mas também de outras paróquias do arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim.

Nos dias 28 e 29 teve lugar a jornada dedicada aos jovens, que iniciou com uma caminhada na qual se celebrou a via sacra. Na igreja, os jovens de Balasar apresentaram uma encenação acerca da vida da Beata Alexandrina. Depois foi apresentado o filme “Alexandrina Serva de Deus”, seguido de um pequeno esclarecimento e diálogo. O dia terminou com a oração do Terço rezado durante percurso para os locais de descanso noturno.

O segundo dia iniciou-se com a oração da manhã e uma catequese sobre a vida, missão e mensagem da Beata Alexandrina, seguindo-se trabalhos de grupos. A manhã terminou com uma Adoração Eucarística, na igreja, e visita guiada aos locais referentes à Beata Alexandrina. Depois do almoço, teve lugar um tempo de convívio, seguindo-se uma reflexão e trabalhos de grupos tendo como tema a “Precisamos de Santos”. A jornada terminou com a Eucaristia e o envio. «Os jovens foram desafiados a testemunhar o rosto jovem da Igreja, e a aceitarem o desafio: todos somos chamados à Sanidade. A Santidade não é um privilégio de alguns escolhidos por Deus, mas um dever de todo o cristão», salienta a Fundação.

Nesta celebração foi lembrado o 110º aniversário natalício da Beata Alexandrina (dia 30 de março) e o 10º aniversário da sua Beatificação, (a comemorar a 25 de abril).

«Participaram nesta jornada cerca de 200 jovens, não só de Balasar mas também de algumas paróquias do arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim.

DM, 1 de Abril de 2014