Arquidiocese de Braga -
22 julho 2014
EDIFÍCIO DAS CONVERTIDAS ABRE PARA DIA DE ORAÇÃO
O habitualmente encerrado e devoluto Recolhimento das Convertidas, um imóvel histórico da cidade de Braga, está hoje de portas abertas à população a propósito da festa do dia da padroeira Santa Maria Madalena, com um conjunto de atividades religiosas bem
O habitualmente encerrado e devoluto Recolhimento das Convertidas, um imóvel histórico da cidade de Braga, está hoje de portas abertas à população a propósito da festa do dia da padroeira Santa Maria Madalena, com um conjunto de atividades religiosas bem como de explicação sobre a importância monumental deste imóvel de interesse patrimonial da cidade, mandado edificar pelo Arcebispo de Braga, D. Rodrigo de Moura Teles, no ano de 1722.
Encerrado há cerca de 20 anos, este imóvel tem-se deteriorado e chegou a um ponto em que a respetiva intervenção de restauro se tornou complexa.
Recolhidos diversos pareceres técnicos, foi acordado pelas entidades competentes dar início aos trabalhos de salvaguarda mais urgentes e a recuperação do acervo móvel existente no interior do edifício.
Paralelamente, está a decorrer o levantamento fotográfico e o inventário exaustivo de forma a salvaguardar e registar toda a informação que possa, de futuro, ser objeto de valorização, interpretação e mediação da história e da ocupação do imóvel.
Para as atividades programadas para hoje, fonte da organização aventou ao Diário do Minho que foram convidadas e vão estar presentes algumas individualidades civis envolvidas e colaborantes no projeto da salvaguarda do Recolhimento das Convertidas.
O programa inicia-se às 09h30, com uma breve contextualização histórica do edificado e visita à capela. Entre as 10 e as 11h00, será feita uma apresentação multimédia sobre as várias intervenções no edifício, seguindo-se, às 11h30, a celebração da Missa solene em honra de Santa Maria Madalena, que conclui com a exposição do Santíssimo Sacramento.
Às 15h00 é proferido um sermão em honra da padroeira seguindo-se a oração do Terço e a bênção do Santíssimo.
Esta jornada e a capela do Recolhimento das Convertidas encerram às 18h30.
Partilhar