28 julho 2014

ESCUTEIROS DE S. VICENTE ACAMPAM EM GUIMARÃES

Fotografia

O Agrupamento nº 19 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) de S. Vicente, em Braga, realizou o seu acampamento de agrupamento no Parque de Campismo da Turipenha, na Penha, Guimarães. No total foram 37 os elementos que estiveram acampados nos dias 12 e 13 de julho.

«Como tem sido hábito, anualmente realizamos o nosso ACAGRUP em locais diferentes, possibilitando que os nossos elementos descubram mais locais que provavelmente alguns não conheciam», refere o chefe de agrupamento, Alberto Dias Pereira.

Do programa de atividades constava um “pedi-paper” pela cidade de Guimarães, que preencheu toda a tarde de sábado.

«A atividade da tarde permitiu aos miúdos andar de teleférico, muitos pela primeira vez, conhecer melhor a cidade histórica de Guimarães e divertirem-se, não descurando a parte didática. Como o Imaginário deste ano foi precisamente os “Reis de Portugal”, tudo coincidiu: os nomes das equipas foram o cognome de três Reis: Os Gordos (D. Afonso II), Os Lavradores (D. Dinis) e Os Justiceiros (D. Pedro I). Também a equipa de Chefia recebeu o nome de Os Conquistadores (D. Afonso Henriques). Todos andávamos com o crachá do referido rei ao peito, identificando as equipas. Formamos como habitualmente equipas mistas com todas as secções, dos mais novos aos mais velhos, pois é salutar vermos todas as secções reunidas, e vemos que os lobitos gostam de seguir os mais velhos, os caminheiros, pois vêm-nos como exemplos, o irmão mais velho. Também os caminheiros aprendem com os mais novos. É uma interessante troca de experiências», descreveu o chefe Alberto Pereira, em nota enviada ao Diário do Minho.

O regresso de teleférico foi celebrado com um mergulho refrescante na piscina do parque de campismo, do agrado de todos.

«De referir que o assistente do Agrupamento, padre João Paulo Coelho Alves, pároco de S. Vicente e também Assistente Regional deu-nos a honra de celebrar a Missa campal no local ao final da tarde, dado que as Missas na Penha eram poucas e coincidiam com o horário das nossas atividades. Todos os anos tem feito questão de nos acompanhar, dando mais brilho aos nossos ACAGRUP’s, sendo a própria homilia relacionada com D. Afonso Henriques e o seu exemplo de não desistir perante as adversidades, não abandonar o campo de batalha, e persistir. Aproveitamos mais uma vez para lhe agradecer o apoio que nos tem dado», descreve o chefe do agrupamento.

Seguido do Fogo de Conselho teve lugar o Jogo Noturno, que consistia, entre equipas, em descubrir os pedaços que formavam a mítica espada de D. Afonso Henriques, escondidos por determinada área da Penha. A manhã seguinte deu lugar a mais um animado jogo temático e original, desta feita relacionado com a Batalha de Ourique, em que tinham que abater e capturar os mouros para uma masmorra, tudo com materiais reciclados. A “luta” foi renhida e originou muitos momentos de boa disposição.

O encerramento do ACAGRUP ocorreu pelas 17h00, encerrada pelo chefe de agrupamento e seus dirigentes, que agradeceram a colaboração do seu assistente, também do “cozinheiro oficial”, José Dias, antigo elemento do agrupamento que sempre acompanha os acampamentos e presta um apoio precioso, libertando os dirigentes para as atividades com os escuteiros.

DM 27 de Julho de 2014