28 julho 2014

ROMARIA DE SANTA MARTA DAS CORTIÇAS

Fotografia

O sentido pleno da vida revela-se quando o homem se confronta com a morte e ganha consciência das coisas que são realmente importantes. A mensagem foi deixada ontem pelo pároco de Esporões às cerca de três centenas de católicos que participaram na celebração eucarística que marcou o arranque da romaria de Santa Marta das Cortiças, que concentra no dia amanhã as principais celebrações religiosas e profanas daquela que é das maiores manifestações pública de fé do Arciprestado de Braga.

Valendo-se das duas parábolas centrais da liturgia de ontem – parábolas onde o Reino de Deus é comparado a um tesouro escondido no campo e à procura de uma pérola preciosa – o padre Abílio Duarte Brito fez saber que «a vida é uma caminhada que se faz com procuras permanentes», para sublinhar que, «quando somos confrontados com a proximidade da morte, somos levados a olhar para o nosso passado e a questionar o que é realmente importante».

Essa reflexão faz-nos «tomar consciência de que, porventura, não fizemos aquilo que gostaríamos de ter feitio» e «ajuda-nos a discernir o que é essencial na nossa vida», continuou o pároco de Esporões, fazendo saber que «o essencial é o próprio Deus», embora «nem sempre» tenhamos essa certeza. «Mas ao longo da vida vamos descobrindo que Deus é também o nosso tesouro», continuou o sacerdote, sublinhando que «essa descoberta leva-nos a surpreendermo-nos todos os dias, porque Deus revela-se a cada dia muito mais do que pensávamos que Ele era». Deus revela-se como sendo a plenitude do amor e o sentido último da nossa existência, porque sem amor a vida torna-se um absurdo», resumiu o sacerdorte.

O pároco de Esporões, que tem a resposabilidade na realização da romaria de Santa Marca das Cortiças exortou ontem a comunidade bracarense a participar nas festividades religiosas e profanas realziadas no âmbito da romaria. O padre Abílio Duarte Brito defendeu que «as festas ajudam os fiéis a aproximarem-se de Deus, que é a nossa maior riqueza» e fez saber que, este ano, as festividades decorrem durante três dias. Depois do arranque de ontem, com um eucarisgtia campal, a romaria prossegue hoje, com atividades mistas. A capela tem as portas abertas aos fiéis, mas é amanhã que se realizam as grandes celebrações religiosas. Três eucaristias (às 08H00, 09H30 e 11H00) marcam o calendário festivo, sendo a missa das 11H00  presidida pelo Arcebispo Primaz. O programa inclui um almoço, no qual tomará parte o presidente da Câmara Municipal de Braga.

Devotos começam cumprimento de promessas

Os devotos de Santa Marta das Cortiças começaram ontem de manhã a chegar ao santuário, para cumprir as respetivas promessas. Maria da Conceição Ramos, residente em Turiz, Vila Verde, entrou na secção de ex-votos para comprar «um peito de homem em cera». O propósito era cumprir uma promessa.

Na sala de ex-votos, foi informada de que não havia o que pretendia. «O senhor disse-me que a Santa Marta é mais dedicada às senhoras. Mas, de qualquer maneira, eu prometi um peito de homem e não de senhora. Mas dou a esmola igual, para cumprir a promessa», disse a romeira.

Há nove anos consecutivos que Maria da Conceição Ramos cumpre a promessa. Na origem está uma doença do filho, a quem foi detetado um tumor no peito, há nove anos atrás. A fé de Maria da Conceição levou-a pedir o auxílio de Santa Marta. «O tumor acabou por ser benigno», referiu, acrescentando que, entretanto, já foi detetado um segundo tumor no filho, «mas também benigno».

A opção pela Santa Marta das Cortiças em detrimento de um outro santuário deveu-se no facto de «esta Santa Marta me parecer pobre», disse. «A de baixa [Santa Marta do Leão], considero rica e acho que a esmola deve ser dada a uma capela que precise e não a uma que já é considerada luxo», resumiu.

Advogada das donas de casa e exemplo do serviços aos outros

A  dificuldade em encontrar ex-votos masculinos em Santa Marta das Cortiças deve-se ao facto de a devoção à santa que acolheu Jesus Ceisto em sua casa ter um pendor eminentemente feminino. «A Santa Marta é advogadas das camareiras e das donas de casa, sendo invocada em doenças ligadas às senhoras», refere Jorge Oliveira, que está há vários anos ligados ao santuário.

Sobre a dimensão das promessas, aquele responsável refere que «são mesmo muitas», as pessoas que nos dias da festa de Santa Marta das Cortiças se deslocam à capela para “pagar” promessas.

«Há gente que vem aqui há 50 anos. Todos os anos sobem o monte, desde há 50 anos», sublinha, fazendo saber que muitos romeiros cumprem a promessa, fazendo todo o percurso a pé.

Santa Marta, irmã de Lázaro, morava em Betânia, perto de Jerusalém, sendo amiga de Jesus, a quem hospedaram, pelo menos, duas vezes. É modelo de acolhimento, de hospitalidade e de serviço aos outros.

DM 28 de Julho de 2014