Arquidiocese de Braga -

28 julho 2014

ESCUTEIROS DE VILA VERDE EM ACAMPAMENTO

Fotografia

Terminou ontem, na freguesia de Mós, o 24.º Acampamento do Núcleo de Vila Verde do Corpo Nacional de Escutas (CNE). O ACANUC 2014 juntou cerca de 200 jovens, entre Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros, provenientes de vários agrupamentos de escu

\n

Terminou ontem, na freguesia de Mós, o 24.º Acampamento do Núcleo de Vila Verde do Corpo Nacional de Escutas (CNE). O ACANUC 2014 juntou cerca de 200 jovens, entre Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros, provenientes de vários agrupamentos de escuteiros do concelho vilaverdense, e que ontem regressaram a casa. 

Sob o lema “Jovens Não tenhais Medo”, os escuteiros viveram quatro dias repletos de atividades que passam agora para o baú das memórias, como explicou o chefe do Núcleo de Vila Verde do CNE, José SIlva. «Fizemos um pouco de tudo em torno do desafio de João Paulo II, “Jovens não tenhais medo”. Foram dias muito ricos para todos», salientou.

A cerimónia de encerramento do ACANUC 2014, que decorreu ontem à tarde, contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Vila Verde, Manuel Oliveira Lopes, do vereador Patrício de Araújo, e do presidente da União de Freguesias de Gondiães, Pico de Regalados e Mós, entre outras entidades. 

O vice-presidente do município salientou que o concelho de Vila Verde «tem grandes instituições». «O CNE é uma delas pelo trabalho que desenvolve na formação dos nossos jovens», referiu.

O ACANUC realiza-se de dois em dois anos e constitui a mais importante iniciativa do calendário escutista. 

O chefe do núcleo salientou que um acampamento desta dimensão obriga a uma logística grande. «O acampamento foi organizado por uma equipa de cerca de 40 pessoas que o começaram a preparar em outubro do ano passado», disse. Na hora do adeus, José Silva agradeceu a todos quantos colaboraram na realização do ACANUC 2014. «Agradecemos a vossa dispobinilidade, empenho, sacrifício e também a ajuda financeira que é também muito importante», frisou.

DM 28 de Julho de 2014