Arquidiocese de Braga -

29 julho 2014

V.N. FAMALICÃO CELEBRA DIA DOS AVÓS COM CONVÍVIO

Fotografia

Os avós foram ontem desafiados em Vila Nova de Famalicão a serem «sinal de esperança» e a continuarem a apresentar-se «um porto seguro» para as suas famílias. Estes foram os principais apelos lançados durante o já tradicional convívio organizado pela Câma

\n

Os avós foram ontem desafiados em Vila Nova de Famalicão a serem «sinal de esperança» e a continuarem a apresentar-se «um porto seguro» para as suas famílias. Estes foram os principais apelos lançados durante o já tradicional convívio organizado pela Câmara Municipal a propósito da celebração do Dia dos Avós.

Cerca de um milhar de participantes encheram o recinto do Santuário de Nossa Senhora do Carmo, na freguesia de Lemenhe, para uma jornada que iniciou com a celebração de uma Missa campal e com um convívio no parque de merendas daquele mesmo local repleto de árvores e de estruturas de apoio a convívios numerosos.

A Missa foi presidida pelo arcipreste de Vila Nova de Famalicão, padre Paulino Carvalho, e concelebrada pelo pároco de Lemenhe, padre António Loureiro Lopes.

Na celebração, animada pelo coral paroquial e participado com fé por todos os presentes, o celebrante destacou o facto de os avós constituírem «um elo» de ligação entre toda a família. 

«Mesmo nas adversidades, não deixeis de ser um sinal de esperança nas vossas famílias», pediu o padre Paulino Carvalho.

Na homilia da Missa, o presidente da celebração pediu ainda às centenas de avós presentes - muitos deles fizeram-se acompanhar dos seus filhos e netos, para um momento de partilha e convívio comunitário - para que não deixassem de «rezar agradecendo e pedindo a Deus pelas vocações».

«Sois um elo muito forte nas vossas famílias e deveis continuar a se-lo», exortou o sacerdote.

A Missa e o convívio que se seguiu contou com a presença do presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, acompanhado pela vereadora da Família, Sofia Fernandes, e pelo adjunto da presidência para a Ação Social, Ademar Carvalho. 

Paulo Cunha, na breve saudação que fez aos presentes destacou a importância daquele dia sobretudo porque foi preparado para enaltecer o papel de todos os avós famalicenses nas suas famílias e na sociedade.

«Fiquei muito agradado porque muitos de vós  vieram até aqui acompanhados das vossas famílias e, sobretudo, dos vossos netos», sublinhou o edil.

Dirigindo-se aos netos, Paulo Cunha pediu-lhes que não desperdiçassem os avós que ainda têm.

«Eles são um porto seguro que muitas vezes precisamos; e quem melhor do que os nossos próprios avós para nos darem conselhos?», destacou o presidente da Câmara Municipal, lembrando que «nem sempre pedimos conselhos às pessoas certas».

A festa de ontem foi promovida em conjunto pelos pelouros da Família, Ação Social e Desporto, e depois da celebração da Missa campal, tendo-se seguido um lanche convívio oferecido pela autarquia com animação musical.

DM 29 de Julho de 2014