30 julho 2014

EXPOSIÇÃO DE CRUZES FLORIDAS DA MISSÃO EM S. TORCATO

Fotografia

A exposição de 16 paineis com 2x80 com a história do mesmo número de Cruzes familiares da paróquia de Santa Cristina de Cerzedelo, neste concelho e arciprestado, justificam a Festa das Cruzes que, em cada ano, se celebra no primeiro domingo de Maio (em 2015 será no dia 3); da autoria da arquitecta Sara Lafuente e marido, Ricardo Cardoso, professor;  coordenada pela drª Isabel Maria Fernandes, estará patente no Mosteiro de S. Torcato, em Guimarães, durante o próximo mês de agosto.

Visitantes e peregrinos ficarão a conhecer os aspectos mais belos e mais importantes da Festa das Cruzes de Cerzedelo: o asseio com flores naturais de 16 Cruzes familiares, a elaboração dos tapetes floridos, a procissão do Senhor aos Doentes e a celebração da Via Lucis.

A exposição de carácter itinerante – em setembro estará na Penha, por ocasião da Peregrinação Arciprestal e de seguida, em Fátima, nas Jornadas Missionárias; propõe-se cativar a beleza do olhar para a alegria da missão; resulta da parceria entre a paróquia de Cerzedelo e a Província Portuguesa dos Missionários do Verbo Divino.

Com o objetivo de lançar e ajudar a preparar o próximo ano pastoral – 2014-2015: Ano Social e o Sínodo dos Bispos a realizar este ano, sobre  Os Desafios Pastorais da Família no contexto da Evangelização, a exposição aponta para a célula base fundamental da construção da sociedade: a Família. Vocação, missão, partilha, caridade, serviço, nascem na Família.