Arquidiocese de Braga -

1 agosto 2014

PARÓQUIA DE S. MARTINHO DE DUME EM FESTA

Fotografia

Como já é tradição a paróquia de Dume, em Braga, realiza a partir de hoje e durante o fim de semana, as festas em honra do seu padroeiro São Martinho de Dume, informou a comunidade em nota enviada ao Diário do Minho.

\n

Como já é tradição a paróquia de Dume, em Braga, realiza a partir de hoje e durante o fim de semana, as festas em honra do seu padroeiro São Martinho de Dume, informou a comunidade em nota enviada ao Diário do Minho.

Além das comemorações que se realizam no dia 22 de outubro, aquando da festa litúrgica de São Martinho como padroeiro da diocese, e do dia 20 de março em que se comemora o dia da morte, do Santo, esta festa de agosto é mais de cariz popular em que se encontram muitos dos emigrantes, e congrega ali em Dume, muitos locais, que por vários motivos, se encontram espalhados a viver e trabalhar em vários locais do país, e têm uma oportunidade de conviverem com os velhos amigos que deixaram nesta terra.

Do programa, destaque, hoje, às 22h00, a Procissão de Velas com início na capela de S. Sebastião, com destino à igreja Paroquial.

A partir das 23h00, atua o grupo “Xystema”, pausando à meia-noite para o lançamento de uma sessão de fogo de artifício e retomando, de seguida a atuação.

No sábado, de manhã, percorrerá as ruas da freguesia o grupo de zés p’reiras os “Geraldinos” de Braga. A partir das 21h30, atuam os ranchos da Associativa e Cultural de Palmeira: o Rancho Folclórico de Prado; e o Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recriativa de Dume.

A noite prossegue com a atuação do Grupo Alvorada e com uma sessão de fogo de artifício.

Domingo, às 09h00, entra a Banda de Música da Póvoa de Lanhoso. Às 10h30 é celebrada a Missa solene, cantada pelo Grupo Coral da A.C.R. Dume. 

O Concerto pela Banda de Música da Póvoa de Lanhoso ocorre às 15h00, seguindo-se, às 17h00, o sermão e procissão que percorrerá as ruas da freguesia, numa organização a cargo dos Escuteiros de Dume. A Banda de Música da Póvoa de Lanhoso retoma a atuação às 19h00.

Às 20h30, está marcada a atuação do Grupo de Cavaquinhos da A.C.R. Dume, seguido da atuação do Grupo de Cantares Populares Espectáculo Musical.

À meia-noite é lançada uma sessão de fogo de artifício com cascata e continua a atuação da música.

DM 1 de Agosto de 2014