Arquidiocese de Braga -

1 abril 2016

Refugiados. “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir?”

Fotografia Tyler Jump

dacs

A acção de sensibilização vai decorrer em todas as escolas do país.

\n

O desafio é lançado pelo Departamento de Educação Moral e Religiosa Católica, do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC): “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir?”.

Esta acção de sensibilização irá decorrer no dia 6 de Abril, em todas as escolas do país, com o objectivo de colocar os alunos no lugar de um refugiado.

“Cada aluno vai ser desafiado a levar a sua mochila com os bens que transportaria se estivesse no lugar de um refugiado, devendo depois partilhar a razão das suas escolhas”, explica a organização.

Nas acções de sensibilização irá ser exibido um vídeo que mostra o que os refugiados levam nas suas mochilas. 

Os responsáveis da campanha (Plataforma de Apoio aos Refugiados e o SNEC) apelam a que todos os docentes de EMRC se associem a esta campanha, de forma a que as crianças percebam quais as dificuldades dos refugiados.

O director-geral da Educação, José Vitor Pedroso, em declarações ao DN, afirmou: “O objectivo é fazê-los reflectir, de uma forma profunda, pondo-se na pele de um refugiado”.

"Muitas vezes, nas nossas vidas, custa-nos pormo-nos na pele do outro. Esperamos que a iniciativa chegue às casas, levada pelos alunos, que tenha um impacto para além das escolas”, acrescentou.