Arquidiocese de Braga -
30 abril 2024
Domingo da Ascensão - Ano B - 2024

Subsídios litúrgicos
Semear a Palavra
“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura”
Celebrar em comunidade
Itinerário simbólico
Colocar sobre a mesa da dinâmica “Sempre EnCaminho” a pergunta “Ide... que desafios e sinais de esperança vejo / sinto atualmente na evangelização?” e num dos bancos uma imagem de D. João de Oliveira Matos.
Sugestão de cânticos
[Entrada] Homens da Galileia – A. Frade
[Rito de aspersão] Vi a água sair – A. Cartageno
[Glória] Glória – Az. Oliveira
[Apresentação dos dons] Aclamai Jesus Cristo – F. Silva
[Comunhão] Eu estou sempre convosco – A. Cartageno
[Final] Louvai, louvai o Senhor – F. Silva
Eucologia
[Orações presidenciais] Orações do Domingo da Ascensão do Senhor
[Prefácio] Prefácio II da Ascensão do Senhor
[Oração Eucarística] Oração Eucarística I
[Bênção] Bênção Solene da Ascensão do Senhor
Dinâmica da Páscoa
Na Eucaristia, durante os ritos iniciais, é colocada sobre a mesa a “interrogação” proposta pela dinâmica da Páscoa:
“Ide... que desafios e sinais de esperança vejo / sinto atualmente na evangelização?”
Evangelho para os jovens
«Ele vive e poderá estar presente na tua vida, a cada momento, para enchê-la de luz. Assim, nunca mais haverá solidão nem abandono. Mesmo que todos se vão embora, Ele estará, tal como prometeu: “Eu estou convosco todos os dias, até ao fim dos tempos” (Mt 28, 20). Ele enche tudo com a sua presença invisível, e onde quer que tu vás, Ele estará à tua espera. Porque Ele não só veio, mas vem e continuará a vir em cada dia, para te convidar a caminhar até um horizonte sempre novo» (Christus Vivit, 125).
«Se conseguires apreciar, com o coração, a beleza deste anúncio e te deixares encontrar pelo Senhor, se te deixares amar e salvar por Ele, se travares amizade com Ele e começares a conversar com Cristo vivo sobre as coisas concretas da tua vida, será essa a grande experiência, será essa a experiência fundamental que sustentará a tua vida cristã. Essa é também a experiência que poderás comunicar a outros jovens» (Christus Vivit, 129).
Oração Universal
V/ Caríssimos irmãos: voltemo-nos para Jesus, nosso Senhor, que subiu ao Céu sem deixar de estar connosco e dirijamos-lhe as nossas súplicas, com verdade:
R/ Cristo elevado ao céu, escutai-nos.
1. Para que todo o corpo da Igreja anuncie com verdade o Evangelho, e o testemunhe com alegria, em toda a parte, como Jesus, oremos.
2. Para que os sofrimentos que afligem a humanidade sejam motivo de reflexão no Quinto Congresso Eucarístico Nacional, com a confiança e o estímulo da esperança cristã, oremos.
3. Para que os buscadores de Deus, que olham o infinito, O reconheçam também sobre a terra na humanidade dos irmãos, com quem partilham o pão, oremos.
4. Para que todos os que trabalham na comunicação social o façam com verdade e clareza, a partir do coração, e assim todos possamos crescer em humanidade num mundo em mudança, oremos.
5. Para que a nossa comunidade (paroquial), crianças, jovens, adultos e idosos, vivam na esperança alegre de que Jesus é presença viva no meio de nós, oremos.
V/ Jesus, acolhei as nossas preces, que humildemente apresentamos diante de Vós. Atraí-nos sempre para Vós, com amor misericordioso e, assim, vivamos na comunhão trinitária. Vós que sois Deus e viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
R/ Ámen.
Dinâmica da Páscoa
Após o Evangelho será colocada sobre uma das cadeiras a imagem da testemunha. Entretanto, na homilia será apresentado o modo como encontrou na Eucaristia resposta para as situações concretas que vivia no seu tempo:
D. João de Oliveira Matos
Encontrar o Pão na Palavra
Meditação Eucarística
Os momentos de adoração não são momentos de quietismo. A verdadeira adoração produz a inquietação da urgência da evangelização e do testemunho. O derramamento do Espírito Santo torna o pão e o vinho em Corpo e Sangue de Jesus, mas também nos torna seus templos e mensageiros do seu Amor. Por isso, o olhar estático e adorante de Jesus que sobe ao céu é interrompido pela interpelação: “ide e ensinai todos os povos”. Da mesma forma, na Eucaristia recebemos Jesus, corpo, alma e divindade, presente no Pão consagrado e a Introdução Geral do Missal Romano aconselha que a Comunhão seja seguida de um momento silencioso e adorante. Todavia, a Missa não se termina sem o “ide...” que nos envia em missão.
Sair em missão
Pelo batismo foi-nos dada uma missão: “ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura”. Como a tens vivido? Durante a semana pensa, reza e sai em missão.
Download de Ficheiros
Solenidade da Ascensão - Subsídios litúrgicos
Titulo
Titulo
Partilhar