22 maio 2024

Igreja precisa de oferecer “maior protagonismo aos leigos” – D. Nuno Almeida

Fotografia Agência ECCLESIA

Agência ECCLESIA

Bispo considerou “muito importante” reflexão sobre a família realizada no Vaticano

O presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família, D. Nuno Almeida, destacou ontem, dia 21, a importância da reflexão realizada no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé), com apelos a maior protagonismo laical.

“O próprio Dicastério já é um exemplo numa estrutura da Santa Sé, maioritariamente constituída por leigos. O secretário é pai de dois filhos, uma das secretarias tem cinco filhos. É interessante, é uma espécie de sinal muito eloquente”, disse D. Nuno Almeida, aos jornalistas que acompanham a visita “Ad Limina” dos bispos da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Após a reunião no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o bispo responsável por estes setores na CEP afirmou que é necessário apoiar “urgentemente” os leigos, algo que foi falado neste encontro no Vaticano, num “apoio maior aos movimentos”.

“É preciso que os leigos possam caminhar juntos e depois os movimentos se convençam também que temos uma missão comum que é levar a todos a esperança e alegria do Evangelho”, acrescentou.

Neste contexto, D. Nuno Almeida, bispo de Bragança-Miranda, destacou também que, “felizmente”, as dioceses portuguesas têm feito esse percurso, assinalando que nos próprios secretariados diocesanos é normal ter “uma mulher, um casal”.

“Naturalmente, vai ser necessário acelerarmos este caminho de darmos um maior protagonismo aos leigos na nossa Igreja”, acrescentou.

Para o bispo, “onde é possível convidar leigos devemos fazê-lo, não só porque faltam padres, sobretudo, porque é um campo onde o contributo dos leigos é enriquecedor. As pessoas estão no mundo do trabalho, estão na vida familiar, estão na universidade, estão nos diversos setores da sociedade, e quem vive essa experiência torna-se depois testemunha, na medida em que põe em prática e se abre à luz do Evangelho”.

Sobre a família, o presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família afirmou que “foi muito importante a reflexão” que fizeram no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida da Santa Sé, “tendo em conta também tudo o que vem do ambiente social e cultural”.

Segundo D. Nuno Almeida, o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o cardeal Kevin Farrell, “foi muito incisivo” na necessidade de “anunciar o Evangelho às famílias”, sem “esquecer todos os problemas e ideologias que circulam”.

“Havemos de ocupar-nos não tanto em polémicas, mas em oferecer este anúncio através de gestos e de palavras e sobretudo de testemunho”, acrescentou o bispo de Bragança-Miranda.

Participam na visita “Ad Limina” dos bispos da Conferência Episcopal Portuguesa, que decorre até sexta-feira, 24 de maio, 20 bispos diocesanos, cinco bispos auxiliares, o bispo eleito de Beja e dois bispos eméritos.