Arquidiocese de Braga -

7 novembro 2024

Obra sobre Agostinho Barbosa será apresentada em Roma

Fotografia

A obra “Agostinho Barbosa. A atividade espiritual do jurista e sacerdote português na Villa e Corte de Madrid”, da autoria de Massimo Bergonzini, será apresentada neste dia 7 de novembro, às 18h, no Arquivo da Congregação do Oratório de Roma.

De acordo com o artigo do Monsenhor Mário Rui de Oliveira, Chanceler do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, este momento “uma oportunidade única para resgatar do injusto esquecimento a grandeza de um vulto lusitano que durante séculos foi considerado um dos juristas mais importante do mundo e da Igreja Católica”.

O livro faz parte da prestigiada coleção “Atti e Documenti” do Pontifício Comitato de Ciências Históricas da Santa Sé, presidido pelo Bispo português D. Carlos Azevedo e é publicado pela Libreria Editrice Vaticana.

Agostinho Barbosa, nascido em Guimarães a 17 de setembro de 1590, foi um dos mais notáveis canonistas portugueses do século XVII e destacou-se pela vasta produção intelectual, que inclui 33 volumes sobre temas jurídicos e teológicos, muitos dos quais reimpressos e referenciados até à codificação do Código de Direito Canónico de 1917. A sua dedicação ao estudo e à escrita levou-o a ocupar cargos de relevância, como Protonotário apostólico e Bispo de Ugento, na Itália, onde faleceu em 1649.