Arquidiocese de Braga -
29 abril 2025
Encontro Nacional de Catequese reflete sobre o «crer» de Niceia à atualidade

Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã
Iniciativa acontece de 1 a 3 de maio de 2025, em Angra do Heroísmo
«Eu creio, nós cremos: de Niceia ao hoje da catequese» é o tema do 62º Encontro Nacional de Catequese que a Diocese de Angra acolhe no próximo mês de maio.
Dirigido aos “responsáveis diocesanos pela catequese” a iniciativa decorre nos 1700 anos da realização do Concílio de Niceia e em pleno Jubileu da Esperança.
“Este encontro é muito importante para nós, sobretudo no momento que vivemos em Portugal. A Fé é fundamental para vida do cristão. Em Niceia questionou-se as razões do crer cristão e hoje continuamos a fazê-lo semanalmente”, explica a irmã Arminda Faustino ao EDUCRIS.
Para a responsável a “adesão à fé”, faz-se “individualmente, mas também em comunidade” e é fundamental revisitar “este património do passado para o reinterpretarmos para a atualidade”.
“Importa que passados 1700 anos, da realização do Concílio, refletir sobre estas questões da fé para reavivarmos a fé pessoal e em Igreja para caminharmos com os mais novos na caridade, no amor e na esperança do mesmo Senhor que no une”, completa.
A 1 de maio, ao final do dia, o cónego Adriano Borges leva aos participantes o tema «O Concílio de Niceia: Contexto histórico no Oriente e no Ocidente. Antecedentes e consequências».
A 2 de maio o dia inicia-se com a conferência «Recitar com fé o Credo é entrar em comunhão com Deus Pai, Filho e Espírito Santo” (CCE 197): o dogma trinitário-cristológico-antropológico», a cargo do padre Pedro Lima.
Ainda no decorrer da manhã o cónego Hélder Fonseca Mendes aprofunda o tema «A afirmação da Fé na catequese: do professado ao vivido». Da parte da tarde os participantes, provenientes de todos os secretariados diocesanos, realizam trabalho em grupo sob o tema «A catequese como «laboratório» de diálogo».
O dia termina com a celebração da Eucaristia, presidida por D. Armando Esteves Domingues, Bispo de Angra, na Sé local.
No último dia da iniciativa os participantes iniciam o dia com a eucaristia, presidida D. António Augusto de Oliveira Azevedo, presidente da CEECDF. Segue-se o tradicional passeio cultural pela região.
Download de Ficheiros
Cartaz
Partilhar