Arquidiocese de Braga -

2 julho 2025

Arquidiocese de Braga marca presença ativa no Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica

Fotografia DM

DM

A Arquidiocese de Braga marcará presença ativa no 49.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, que terá lugar em Fátima, de 28 a 31 de julho, com o lema “Encontro com Jesus Cristo”.

O cónego Manuel Joaquim Fernandes da Costa, Vigário Geral da Arquidiocese de Braga, é um dos oradores deste encontro de formação, reflexão e celebração para os agentes da pastoral litúrgica. 

O sacerdote bracarense, que é pároco da Sé, Cividade e S. João do Souto, profere a sua conferência na manhã de 29 de julho, às 9h45, na Basílica da Santíssima Trindade, com o tema “Nos vossos sacramentos eu Vos encontro”, inspirado numa frase de Santo Ambrósio.

Organizado pela Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade através do Secretariado Nacional de Liturgia, o encontro abre no dia 28, no Salão Bom Pastor, com uma conferência, às 18h00, do cardeal D. Manuel Clemente, intitulada “Liturgia, encontro com Jesus Cristo”.

De acordo com o programa destes encontro de formação estão previstas mais duas conferências: a do padre Renato Filipe Oliveira, da Diocese de Viana do Castelo, no dia 30 (“O que na vida do nosso Redentor era visível passou para os ritos sacramentais”) e a do cónego João da Silva Peixoto, da Diocese do Porto, no dia 31 (“Do mistério ao rito e do rito à vida em comunhão”).

Além das conferências, o encontro inclui momento de formação em grupo, orientados por diversos especialistas: o cónego Carlos Aquino (diocese do Algarve) para Padres e Ministros Ordenados; o padre Rui Sousa (Arquidiocese de Braga) para Acólitos; José Manuel Leite para Leitores e Catequistas; João Manuel Duque (Arquidiocese de Braga) para Músicos; e Isabel Alçada Cardoso (Patriarcado de Lisboa) para Ministros Extraordinários da Comunhão.

O programa contempla ainda várias celebrações, na Basílica da Santíssima Trindade, nos dias 29, 30 e 31.

Além da Eucaristia, nos três dias, às 11h, haverá Vésperas (nos dias 29 e 30, às 19h00, e no dia 31 às 16h30), a celebração da penitência (dias 29, às 21h15), Laudes (às 8h40 do dia 30) e Terço de Procissão (às 21h30 no dia 30). 

Este encontro decorre em pleno Ano Jubilar dedicado à Esperança, proposto pelo Papa Francisco, sendo uma oportunidade privilegiada para viver um «encontro vivo e pessoal com o Senhor Jesus», como sublinha a exortação “Spes non confundit”.

A organização destaca que estes encontros «vão abrindo, ao longo dos anos, caminhos novos na renovação da liturgia em Portugal». 

A atividade destina-se a todas as pessoas interessadas na pastoral litúrgica, sobretudo as que exercem ministérios litúrgicos.